A Universidade Estadual de Goiás (UEG) promoveu, nos últimos dias 22 e 23, o I Seminário UEG no Enade, com o tema "Avaliação da Prática e Formação Docente nas Licenciaturas: reflexões e desafios". O evento ocorreu no auditório da Unidade Universitária de Pirenópolis e reuniu coordenadores de curso e coordenadores setoriais das licenciaturas da instituição.
A programação contou com conferências, painéis e sessões formativas voltadas à discussão sobre a formação docente e os desafios das licenciaturas diante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O momento cultural ficou a cargo do grupo Jóias do Cerrado, que fez uma apresentação de dança.
Na abertura, a conferencista convidada, Ana Júlia Lemos Alves Pedreira, coordenadora-geral de Avaliação das Licenciaturas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destacou a importância do debate sobre os processos avaliativos e seus impactos na formação de professores. "Estamos aqui para pensar como a avaliação do Enade estimula a formação docente, uma vez que ela vai mostrando pra gente espaços que podem ser retrabalhados ou repensados dentro dos cursos. E a gente consegue olhar para esses cursos e enxengar essas brechas e preenchê-las de uma forma que a gente consiga ter professores melhor qualficados dentro das escolas, melhorando o processo de ensino e aprendizagem na educação básica", afirmou.
Ao longo das atividades, foram debatidos temas como a articulação entre universidades e escolas na realização de estágios supervisionados, o papel de supervisores e orientadores na formação docente e as estratégias institucionais para acompanhamento da avaliação da prática.
No segundo dia, o pró-reitor de Graduação da UEG, professor Roberto Barcelos Souza, ressaltou o papel do encontro para fortalecer o diálogo interno sobre os cursos de licenciatura. "O seminário surge com a perspectiva de, como instituição, nos aproximarmos dos cursos de graduação da universidade. Tivemos a oportunidade de discutir situações da avaliação prática, do estágio supervisionado, a questão de como está a configuração da Prova Nacional Docente no âmbito nacional e nesse sentido, a PRG, junto com a procuradoria institucional, entende que tivemos condições e qualificamos o debate, os diagnósticos, e isso possibilitará que os coordenadres, junto aos colegiados, discutam essas temáticas e, institucionalmente, junto com a Reitoria e o institutos acadêmicos propromos outras ações com o objetivo de qualificar mais e com excelência os nossos estudantes", avaliou.
O encerramento ocorreu na tarde do dia 23, em diálogo com o reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel Borges Neto, que enfatizou a relevância do seminário para o planejamento institucional e a projeção de novos rumos para a universidade. "É uma possibilidade de discutirmos de forma qualificada novas diretrizes para a universidade, um novo pensar, discutir os desafios e encontrarmos caminhos para além do que o evento se propõe, para os desafios que as graduações da universidade têm, que o universo educacional tem, e como a universidade enfrentará. Num primeiro momento, discutimos os desafios voltados para as licenciaturas, mas o evento traz projeções para um futuro que a universidade deseja estar", disse.
(Comunicação Setorial|UEG)