Durante a edição 2025 dos Jogos Universitários da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi realizado o 1º Encontro das Atléticas Acadêmicas da UEG, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PRE|UEG). O evento, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, reuniu discentes para discutir o papel das atléticas na vida universitária e ampliar sua atuação no cenário acadêmico e social.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Sandra Máscimo, destacou a importância da iniciativa: “Esse encontro é fruto do trabalho da Coordenação de Assuntos Estudantis e representa um movimento inédito dentro da universidade. As atléticas agregam e integram alunos de diferentes regiões e cursos, fortalecendo a identidade institucional.” Ela acrescentou ainda que, “são eles que carregam o nome da UEG em representações regionais e nacionais, e por isso é tão importante valorizar esse engajamento”.
A roda de conversa de abertura, realizada no dia 18, trouxe como tema “Saúde Mental, Pressão por Resultados e o Papel do Apoio Social na Carreira Esportiva”, conduzido pelo psicólogo Lucas de Moura Lima, do Câmpus Sul, com sede em Morrinhos. A discussão abordou os desafios enfrentados pelos estudantes e a importância do apoio coletivo no ambiente acadêmico, que falou sobre a importância da iniciativa “esse é um momento de interação e de desenvolvimento dessas práticas esportivas, nós sabemos que tem toda relação com a saúde mental”, afirmou.
A coordenadora de Assuntos Estudantis da PRE, professora Cibele Tiradentes, também reforçou o caráter formativo da programação: “Durante os jogos, realizamos o primeiro encontro das Atléticas, e foi muito especial contar com a participação dos estudantes. Tivemos atividades no Boulevard, como a competição de futmesa, além de duas ações de extensão. Uma delas aconteceu na Unidade Universitária de Caldas Novas, com alunos do 6º ao 9º ano.”
O encontro foi construído em parceria com as próprias atléticas e buscou criar um espaço de diálogo, troca de experiências, lazer e competições. A proposta é que essa seja a primeira de muitas edições, consolidando o movimento como parte do calendário da UEG.
(Comunicação Setorial | UEG)