Durante a semana, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRE|UEG) realizou uma série de encontros formativos visando a preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na terça-feira, 19, foram reunidos coordenadores e docentes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. Na quinta-feira, 21, foi a vez das licenciaturas. Os encontros aconteceram por videoconferência.
Durante os encontros, a procuradora institucional da UEG, profa. Patrícia de Castro Ribeiro, detalhou os editais das provas e esclareceu dúvidas sobre a inscrição e dispensa de estudantes ingressantes e concluintes, Conceito Preliminar de Curso (CPC), questionário do estudante, questionário do coordenador, além de alinhar as estratégias a serem adotadas pelos cursos localmente para aderência e sucesso nas provas.
O pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Roberto Barcelos Souza, disse que esse momento é essencial para a melhoria contínua dos indicadores de qualidade da universidade. "Os encontros formativos e informativos permitem alinhar estratégias, esclarecer dúvidas e, principalmente, mobilizar toda a comunidade acadêmica em torno de um objetivo comum: garantir que nossos estudantes estejam confiantes, conscientes e preparados para representar bem nossa instituição", afirmou.
O professor ainda ressaltou o empenho coletivo de docentes, técnicos e estudantes. "O sucesso no Enade é fruto de um trabalho conjunto, que se fortalece na união e no compromisso de todos nós", concluiu.
A profa. Patrícia afirmou que as mudanças recentes na prova requerem atenção dos atores envolvidos. "Na UEG, temos 101 cursos enquadrados no Enade 2025, em diferentes áreas do conhecimento. Este ciclo representa um desafio adicional devido às novas exigências, especialmente para as licenciaturas, que passam a contar com a avaliação prática vinculada ao estágio supervisionado obrigatório. Diante dessas mudanças, é fundamental a parceria entre as áreas acadêmicas e administrativas da UEG envolvidas no Enade, de modo a garantir que o processo ocorra da melhor forma possível", explicou.
A profa. Adriana Roveri, coordenadora da Unidade Universitária de Caldas Novas, destacou a importância desses encontros. "É um norteador eficaz e produtivo para podermos entender melhor as novas diretrizes implementadas para esta avaliação, como elas serão efetivamente aplicadas aos nossos discentes, e principalmente o impacto que esta avaliação, bem conduzida, terá para a crescente melhora na avaliação global dos cursos ofertados pela UEG e para a melhoria contínua dos cursos da instituição", disse.
A formação ainda prevê para setembro encontros presenciais com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enade.
(Comunicação Setorial|UEG)