O Projeto Diálogos, iniciativa de extensão universitária promovida pelo Câmpus Metropolitano da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Aparecida de Goiânia, realiza este ano a quarta edição do evento “Diálogos: rodas de conversa sobre o ciclo da violência doméstica e familiar”. A ação é voltada à conscientização sobre as diversas formas de violência de gênero, com abordagem crítica dos padrões culturais que naturalizam tais práticas.
As inscrições estão abertas até 13 de agosto e podem ser feitas pelo link ou presencialmente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida de Goiânia.
O público-alvo prioritário são mulheres residentes no Setor Veiga Jardim e na região metropolitana de Goiânia. Estão previstas 32 vagas por encontro.
A metodologia do projeto segue os princípios da educação popular em direitos humanos e está alinhada ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio e ao plano estadual correspondente. Executado por docentes e discentes do curso de Direito da UEG, o projeto conta com parceria institucional da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher local.
A programação de agosto tem início no dia 11, segunda-feira, às 19h, no auditório do Câmpus Aparecida, com a mesa temática “Eu sou a mudança: agosto lilás no combate ao feminicídio”, seguida de ato cultural. Já no dia 13, quarta-feira, ocorre a primeira roda de conversa de 2025, às 14h, na Deam de Aparecida de Goiânia.
As rodas de conversa seguirão ao longo do ano, sempre às quartas-feiras, abordando temas como direitos das mulheres, redes de apoio, prevenção e enfrentamento à violência.
(Comunicação Setorial|UEG)