A professora Olira Saraiva Rodrigues, docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG), organizou o livro Inteligência Artificial – Volume V, da "Coleção InterLocuções", lançado pela Universidade do Porto, de Portugal. A publicação reúne reflexões sobre impactos sociais, éticos, políticos e educacionais das tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
A obra é fruto de uma parceria com os pesquisadores Armando Malheiro, da Universidade do Porto; Cláudia Araújo, do Instituto Federal de Goiás (IFG); e Carina Flexor, da Universidade de Brasília (UnB). Diferentemente de um manual técnico, o livro propõe uma abordagem crítica e plural da IA, a partir de entrevistas com quatro pesquisadores: Dora Kaufman (PUC-SP), Sergio Amadeu (UFABC-SP), Kleber Silva (UnB) e Andrew Feenberg (Simon Fraser University, Califórnia).
A proposta é desmistificar a ideia de uma IA neutra e inevitável, incentivando a reflexão sobre os rumos e as implicações das tecnologias emergentes. Dora Kaufman discute os desafios regulatórios e a urgência de uma alfabetização digital que permita à sociedade compreender os riscos e os potenciais da IA, propondo estratégias estatais para sua governança. Já Sergio Amadeu alerta para o aprofundamento das desigualdades causado pelos modelos atuais de IA e aponta caminhos para a construção de infraestruturas digitais sustentáveis.
Kleber Silva insere no debate uma perspectiva decolonial, ao evidenciar os vínculos entre IA, linguagem e colonialidade, destacando a importância das epistemologias do Sul Global. Por fim, Andrew Feenberg explora o conceito de “código técnico”, mostrando que as tecnologias carregam valores sociais que devem ser constantemente interrogados.
Publicada com o apoio da “Coleção InterLocuções”, a obra é voltada a estudantes, pesquisadores, educadores e demais interessados em compreender criticamente o papel da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea. O livro terá lançamentos em diversos eventos nacionais e internacionais, com encerramento previsto para novembro deste ano na Universidade do Porto, com a presença da professora Olira.
A publicação está disponível para leitura gratuita na Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Confira aqui.
Sobre a docente
Olira Saraiva Rodrigues é graduada em Letras pela UEG, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências da Comunicação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É líder do Grupo de Pesquisa "Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação" (Lecce/CNPq). Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG (PPG-Ielt|UEG), desenvolve pesquisas em Cultura Digital, Inteligência Artificial, Letramentos e Arte.
(Comunicação Setorial|UEG)