O Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (Luminav|UEG) participou, na primeira semana de julho, do I Fórum Internacional de Cinema-Educação Socine-AsAECA, realizado no Câmpus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento reuniu pesquisadores da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e da Asociación Argentina sobre Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA).
Representando o Luminav, a professora Geórgia Cynara, coordenadora do laboratório e membro do Conselho Deliberativo da Socine, apresentou as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela equipe em Goiás. Ela também compartilhou os avanços conquistados pelo laboratório em seu primeiro mês de funcionamento.
Representantes de outros laboratórios de pesquisa brasileiros e argentinos estiveram presentes, reunidos pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Educação (Cinead) da UFRJ, sob coordenação da professora Adriana Fresquet. O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre pesquisadores dos dois países. A proposta foi criar um espaço comum e horizontal de escuta, troca e articulação de experiências, metodologias e reflexões sobre práticas e pesquisas que pensam a imagem como linguagem formadora e política. Os grupos convidados foram previamente selecionados com base na diversidade de suas origens, propostas e abordagens. O diálogo entre as instituições segue após o encontro, com perspectivas de novos projetos e colaborações.
Visita institucional ao Lupa-UFF
Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, a professora Geórgia Cynara realizou, no dia 3 de julho, uma visita institucional ao Lupa – Laboratório de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), considerado o maior e mais longevo laboratório universitário de preservação audiovisual do país. Na ocaisão, destacou que "O Lupa-UFF é a maior inspiração do Luminav".
Recebida pelo professor Rafael de Luna, coordenador do laboratório, ela conheceu o fluxo de trabalho da equipe, o sistema de catalogação e os equipamentos, além do acervo e a reserva técnica do espaço, localizado no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF.
Inaugurado no último dia 28 de maio, o Luminav|UEG é o primeiro do gênero na região Centro-Oeste e um dos poucos no Brasil voltados para a prática e pesquisa na área. Ele integra, ao lado do Lupa, a Rede Universitária de Acervos Audiovisuais (RUAAV) e o recém-aprovado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Preservação e Restauração Audiovisual (INCT PresRes), que foi contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com R$ 8 milhões em recursos.
(Comunicação Setorial|UEG. Fotos: Cinead|UFRJ)