Entre os dias 16 e 20 de julho, estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estarão presentes no Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia. A expectativa é de que centenas de alunos de diversos câmpus e unidades universitárias participem do evento, levando suas pautas, vivências e propostas para o centro do debate nacional sobre o futuro da educação pública.
De acordo com o Diretório Acadêmico da UEG, a participação da Universidade reforça o papel estratégico das instituições estaduais na construção de um projeto nacional de educação pública, inclusiva e de qualidade. Além de compor a delegação estudantil, a UEG também estará presente nas mesas de debate do evento.
Um dos destaques será a mesa sobre a valorização e estrutura das universidades estaduais, que terá a presença do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da UEG na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Antônio Gomide. A atividade busca ampliar o diálogo sobre o papel das instituições estaduais e os caminhos para fortalecê-las, a partir de políticas públicas concretas.
O presidente do Diretório Acadêmico da UEG, Felipe Borges, reforça a importância da mobilização dos estudantes: “A UEG é a universidade do trabalhador e da trabalhadora goiana. É ela que alcança onde outras não chegam, que transforma realidades nos interiores e nas periferias; que permite o povo acessar o ensino superior. Mais de 75% dos seus estudantes vêm de famílias com renda de até três salários-mínimos. A permanência não é favor, é condição. Sem ela, não há universidade pública popular”, afirma, enfatizando que a UEG está presente em todas as regiões do estado, com pesquisas relevantes para o desenvolvimento regional, o que ressalta sua importância não só para Goiás, mas para o Brasil. “Estar no Congresso da UNE é lembrar que o futuro da educação passa pela valorização das estaduais e, sobretudo, pelo direito de permanecer na universidade”, completa.
Para Adriel Ferreira, diretor da UNE, a participação da UEG no Conune representa uma conquista: “O Congresso da UNE é o espaço onde construímos coletivamente os rumos da educação superior no país. Ter a UEG presente e sendo pautada em um espaço nacional é valorizar a nossa história, as nossas lutas e garantir que nossa voz seja ouvida em defesa de uma universidade pública cada vez mais forte", diz.
Considerado um dos maiores encontros do movimento estudantil brasileiro, o Conune deve reunir mais de 15 mil estudantes de todos os estados do país. O congresso é estruturado em cinco eixos específicos: debates, grupos de discussão, atos políticos, passeatas e eventos culturais.
A inscrição para o Congresso da UNE pode ser feita por meio do link.
(Comunicação Setorial|UEG)