
A Comunicação Setorial da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza a divulgação oficial das candidaturas que disputam as Eleições 2025, conforme previsto para o período eleitoral.
As eleições da UEG serão realizadas das 12h do dia 3 de junho às 12h do dia 4 de junho. A votação se dará de forma totalmente eletrônica, por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS). Em 2025, será conduzido o processo eleitoral do quadriênio 2025/2029 para reitor e diretores de institutos acadêmicos, e do biênio 2025/2027 para coordenadores de curso de graduação.
Para diretor de instituto, 10 candidatos concorrem a 5 cargos em disputa. A lista de candidatos e eleitores, além de todas as principais informações sobre o pleito, está disponível no site das Eleições UEG.
Conheça o perfil dos candidatos a diretores dos institutos acadêmicos e suas propostas de gestão. As entrevistas visam ampliar a transparência do processo e estimular o debate construtivo entre os diferentes segmentos da Universidade.
A ordem de disposição obedece os critérios de registro de candidatura e a Resolução CEC Nº 5, de 6 de maio de 2025.
Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
Nome do candidato: Wilson Clério Paulus
Breve descrição do candidato:
Possuo mais de 15 anos de atuação na UEG. Sou licenciado em História e bacharel em Direito, com especializações em História da África e Cultura Afro-Americana, Direito Imobiliário e Direito Público. Mestre em Ciências Ambientais, desenvolvi ao longo da minha trajetória um compromisso sólido com a educação superior pública, a formação e a construção de um pensamento crítico. Atualmente, sou professor efetivo do curso de Direito das unidades de Jaraguá e Pires do Rio.
Quais são os principais desafios da UEG atualmente e como o seu instituto pode contribuir para enfrentá-los?
Desafios a serem superados:
1) Faltam ações para o engajamento efetivo da comunidade acadêmica;
2) Transparência e a descentralização de decisões;
3) Ausência de canais sistematizados para prestação de contas acessível;
4) Necessidade de capacitação e institucionalização de processos de gestão participativa;
5) Burocratização excessiva em ações que poderiam ser resolvidas sem depender do diretor do Instituto.
Como pretende manter uma gestão participativa e transparente com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes)?
Como pretende articular ações entre os diferentes cursos e câmpus/unidades do Instituto?
Criação de fóruns permanentes entre coordenações e representantes das unidades para diálogo contínuo e construção de agendas integradas. Implantação de canais digitais de comunicação interna, que facilitem o compartilhamento de informações, projetos e experiências entre os cursos. Atuação integradora da direção do Instituto, mediação entre unidades e articulação política junto à Reitoria.
Quais ações propõe para fortalecer a curricularização da extensão no seu instituto?
Dentre as propostas aprovadas no Regulamento de Inserção Curricular de Extensão - RICEx, dos cursos que compõem o IACSA, serão respeitadas as decisões dos colegiados de cada curso. Ações como o mapeamento e sistematização de projetos extensionistas existentes se fazem necessárias para identificar e organizar os projetos já desenvolvidos por docentes e discentes, verificando seu potencial de integração ao currículo e sua vinculação com os componentes das disciplinas.
Que iniciativas pretende adotar para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa?
Criação do Núcleo de Competência Docente, com o objetivo de:
Caso eleito, como imagina que estará o Instituto ao final da sua gestão, em 2029? Quais mudanças espera ter concretizado?
Acredito que em 4 anos é possível dar forma ao Instituto, para que a comunidade acadêmica reconheça o órgão com legitimidade. Mudanças como:
Confira as propostas do candidato aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)