A Comunicação Setorial da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza a divulgação oficial das candidaturas que disputam as Eleições 2025, conforme previsto para o período eleitoral. As eleições da UEG serão realizadas das 12h do dia 3 de junho às 12h do dia 4 de junho. A votação se dará de forma totalmente eletrônica, por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS). Em 2025, será conduzido o processo eleitoral do quadriênio 2025/2029 para reitor e diretores de institutos acadêmicos, e do biênio 2025/2027 para coordenadores de curso de graduação.
Para diretor de instituto, 10 candidatos concorrem a 5 cargos em disputa. A lista de candidatos e eleitores, além de todas as principais informações sobre o pleito, está disponível no site das Eleições UEG.
Conheça o perfil dos candidatos a diretores dos institutos acadêmicos e suas propostas de gestão. As entrevistas visam ampliar a transparência do processo e estimular o debate construtivo entre os diferentes segmentos da universidade.
A ordem de disposição obedece os critérios de registro de candidatura e a Resolução CEC Nº 5, de 6 de maio de 2025.
Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
Candidata: Adriana Pereira de Sousa
Breve apresentação da candidata:
Sou a professora Adriana Pereira de Sousa. Sou economista (UEG), especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEG); mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UFT); doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ); professora do curso de Ciências Econômicas da UEG, desde 2002, docente efetiva desde 2004; tenho experiência na gestão acadêmica, empresarial e governamental. Tenho um sentimento de gratidão e orgulho em pertencer à UEG.
Quais são os principais desafios da UEG atualmente e como o seu instituto pode contribuir para enfrentá-los?
A UEG é uma instituição relativamente nova, apesar de seus 25 anos de existência, é uma universidade que ainda está em construção. Por sua característica multicampi, encontra inúmeros desafios conjunturais e estruturais. O Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas é o instituto que possui o maior número de cursos da Universidade, 15 cursos ao todo, e pode contribuir muito para melhorar os resultados que a UEG oferece à sociedade goiana.
Como pretende manter uma gestão participativa e transparente com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes)?
Implementando uma política de escuta ativa, buscando identificar as necessidades e anseios da comunidade acadêmica, criar canais regulares de comunicação, realizar através de eventos, reconhecimento e divulgação das boas práticas e ações desenvolvidas por todos os cursos do Instituto.
Como pretende articular ações entre os diferentes cursos e câmpus/unidades do Instituto?
Através da escuta ativa e do recebimento de sugestões e avaliação das melhores ações para serem implementadas de acordo com os anseios e necessidades de cada curso e de cada câmpus/unidade do Instituto e também desenvolvendo ações como criar um banco de projetos e boas práticas a serem compartilhados entre os cursos e outras.
Quais ações propõe para fortalecer a curricularização da extensão no seu instituto?
Estabelecer parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor para o desenvolvimento de projetos, além da possibilidade de expansão dos estágios acadêmicos; criar um banco de projetos e boas práticas; estimular a submissão de projetos de extensão e outras ações de integração universidade/sociedade.
Que iniciativas pretende adotar para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa?
Criar comissões internas vinculadas aos cursos para a criação e desenvolvimento de programas de pós-graduação. Incentivar a divulgação dos projetos de pesquisa e criar o banco de projetos.
Caso eleita, como imagina que estará o Instituto ao final da sua gestão, em 2029? Quais mudanças espera ter concretizado?
O foco principal é o diálogo, o compromisso e ação, para a promoção de um instituto mais forte e integrado, desenvolvendo o ensino de excelência e com maior dedicação à pesquisa e extensão, de forma a contribuir ativamente para o desenvolvimento do estado de Goiás, integrando os cursos, as pessoas e os objetivos do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas através da valorização das ações dos docentes, discentes e de toda a comunidade acadêmica.
Confira as propostas da candidata clicando aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)