
A Comunicação Setorial da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza a divulgação oficial das candidaturas que disputam as Eleições 2025, conforme previsto para o período eleitoral. As eleições da UEG serão realizadas das 12h do dia 3 de junho às 12h do dia 4 de junho. A votação se dará de forma totalmente eletrônica, por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS). Em 2025, será conduzido o processo eleitoral do quadriênio 2025/2029 para reitor e diretores de institutos acadêmicos, e do biênio 2025/2027 para coordenadores de curso de graduação.
Para diretor de instituto, 10 candidatos concorrem a 5 cargos em disputa. A lista de candidatos e eleitores, além de todas as principais informações sobre o pleito, está disponível no site das Eleições UEG.
Conheça o perfil dos candidatos a diretores dos institutos acadêmicos e suas propostas de gestão. As entrevistas visam ampliar a transparência do processo e estimular o debate construtivo entre os diferentes segmentos da universidade.
A ordem de disposição obedece os critérios de registro de candidatura e a Resolução CEC Nº 5, de 6 de maio de 2025.
Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
Candidato: Rodrigo Messias de Souza
Breve descrição do candidato:
Sou Rodrigo Messias de Souza, bacharel em Administração pela UEG. Iniciei minha trajetória na UEG em 1996, como estudante, e sou docente efetivo desde 2012. Desde 2020, atuo como diretor do IACSA, com foco em diálogo, planejamento e fortalecimento institucional. Candidato-me à reeleição para seguir construindo um instituto acadêmico estratégico e atuante, com cursos de qualidade que assegurem formação crítica e compromisso social.
Quais são os principais desafios da UEG atualmente e como o seu instituto pode contribuir para enfrentá-los?
A UEG enfrenta desafios como a consolidação dos cursos e o fortalecimento da inserção social que contribua para o sucesso dos egressos. O IACSA pode contribuir com sua diversidade de cursos e presença nos territórios, promovendo ensino de qualidade, extensão transformadora e pesquisa com impacto social, com base na inclusão, na equidade e no compromisso com o bem comum.
Como pretende manter uma gestão participativa e transparente com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes)?
A proposta é de continuidade do diálogo com coordenações de curso, coordenações de câmpus e unidades universitárias. A escuta ativa de docentes, discentes e técnicos, e o fortalecimento dos colegiados de curso são fundamentais para garantir uma gestão transparente, próxima e comprometida com a construção coletiva das decisões e com o fortalecimento institucional do IACSA.
Como pretende articular ações entre os diferentes cursos e câmpus/unidades do Instituto?
Com ações integradas entre coordenações de curso, coordenações de câmpus e unidades universitárias e a direção do IACSA, busca-se promover identidade coletiva no Instituto, respeitando as especificidades locais e fortalecendo a coesão entre os cursos. A proposta valoriza as possibilidades de interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão, integrando saberes e práticas institucionais.
Quais ações propõe para fortalecer a curricularização da extensão no seu instituto?
As ações incluem apoio às coordenações de curso na implementação da curricularização da extensão, realização de formações para docentes, organização de um banco institucional de projetos e incentivo à criação de ações extensionistas integradas. O foco é garantir impacto formativo, diálogo com a comunidade acadêmica e valorização da diversidade e das contribuições para o ensino.
Que iniciativas pretende adotar para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa?
A proposta inclui o incentivo à criação de novos cursos lato sensu, apoio à elaboração de propostas para cursos stricto sensu e fortalecimento da integração entre graduação e pós-graduação. Também propomos apoio institucional a grupos interdisciplinares de pesquisa, ampliação da produção científica e estímulo a parcerias institucionais com foco em inovação e impacto social.
Caso eleito, como imagina que estará o Instituto ao final da sua gestão, em 2029? Quais mudanças espera ter concretizado?
Em 2029, imagino o IACSA mais integrado, com gestão participativa consolidada, ensino qualificado, pesquisa com impacto social e extensão articulada entre os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas. Espero ter ampliado a pós-graduação, fortalecido a graduação e valorizado professores e estudantes, consolidando o Instituto como referência acadêmica e social na UEG.
Confira as propostas do candidato clicando aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)