A Comunicação Setorial da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza a divulgação oficial das candidaturas que disputam as Eleições 2025, conforme previsto para o período eleitoral. As eleições da UEG serão realizadas das 12h do dia 3 de junho às 12h do dia 4 de junho. A votação se dará de forma totalmente eletrônica, por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS). Em 2025, será conduzido o processo eleitoral do quadriênio 2025/2029 para reitor e diretores de institutos acadêmicos, e do biênio 2025/2027 para coordenadores de curso de graduação.
Para diretor de instituto, 10 candidatos concorrem a 5 cargos em disputa. A lista de candidatos e eleitores, além de todas as principais informações sobre o pleito, está disponível no site das Eleições UEG.
Conheça o perfil dos candidatos a diretores dos institutos acadêmicos e suas propostas de gestão. As entrevistas visam ampliar a transparência do processo e estimular o debate construtivo entre os diferentes segmentos da universidade.
A ordem de disposição obedece os critérios de registro de candidatura e a Resolução CEC Nº 5, de 6 de maio de 2025.
Candidata: Cláudia Gomes de Araújo
Breve descrição da candidata:
Professora de Arquitetura e Urbanismo da UEG desde 2010. Com 20 anos de docência, atuou na coordenação de cursos em outras IES e na elaboração de PPCs. Formada em Ciências da Computação, como primeira graduação. Desde seu ingresso na UEG, sempre ministrou disciplinas e mantém um importante diálogo com os discentes. Foi membro do NDE e do CSU por dois mandatos. Atualmente, é assessora acadêmica setorial do curso e do IACT.
Quais são os principais desafios da UEG atualmente e como o seu instituto pode contribuir para enfrentá-los?
Os principais desafios da UEG envolvem a integração acadêmica, reformulações curriculares, qualificação docente e discente, internacionalização, infraestrutura e visibilidade institucional. O IACT, criado pelo Decreto nº 9.593/2020, pode contribuir consolidando sua gestão com transparência, promovendo a articulação entre docentes e discentes, fortalecendo a qualificação, incentivando a internacionalização e a difusão do conhecimento, além de colaborar para a melhoria da infraestrutura e da visibilidade institucional.
Como pretende manter uma gestão participativa e transparente com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes)?
A manutenção de uma gestão participativa e transparente é essencial para o fortalecimento da UEG e do IACT. Proponho ações como o fomento ao diálogo contínuo entre docentes e discentes, o fortalecimento dos espaços de participação, a integração dos egressos, a garantia de transparência nos processos acadêmicos, o aprimoramento da comunicação interna e o incentivo a projetos interdisciplinares e eventos acadêmicos, com o objetivo de fortalecer os vínculos na comunidade universitária e alinhar a gestão às necessidades dos diferentes grupos.
Como pretende articular ações entre os diferentes cursos e campus/unidades do Instituto?
Para articular ações entre os diferentes cursos do IACT, proponho a criação de uma rede colaborativa, com reuniões periódicas entre coordenadores de curso, docentes e discentes. Também será fundamental fortalecer a comunicação interna, incentivar atividades interdisciplinares e facilitar o acesso às informações institucionais. A colaboração entre as unidades será essencial para integrar os processos acadêmicos e fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão em toda a Universidade.
Quais ações propõe para fortalecer a curricularização da extensão no seu instituto?
A curricularização da extensão será avaliada conforme a publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). No caso da Licenciatura em Química, a proposição já está estabelecida e será implementada nos próximos quatro anos. Além disso, busca-se ampliar a integração entre universidade e sociedade por meio de projetos interdisciplinares que articulem ensino, pesquisa e extensão, promovendo a participação dos cursos em iniciativas que atendam às necessidades sociais e acadêmicas.
Que iniciativas pretende adotar para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa?
Para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa, propõe-se incentivar a criação de programas de mestrado e doutorado, especialmente nas áreas estratégicas do IACT. Também serão promovidas parcerias com outras universidades e centros de pesquisa, o fomento à participação de discentes e docentes em projetos colaborativos e o fortalecimento da articulação com agências de fomento, garantindo a viabilidade e o crescimento contínuo dessas áreas.
Caso eleita, como imagina que estará o Instituto ao final da sua gestão, em 2029? Quais mudanças espera ter concretizado?
Ao final da gestão, em 2029, espera-se que o IACT seja um instituto acadêmico fortalecido, com maior transparência e aproximação com docentes e discentes. A conclusão da implementação da Licenciatura em Química e dos novos programas de pós-graduação será uma conquista central. Além disso, espera-se ter consolidado um ambiente de participação democrática nas deliberações, promovendo um Instituto mais colaborativo, integrado e alinhado às necessidades acadêmicas e sociais da UEG.
Confira as propostas da candidata aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)