A Comunicação Setorial da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza a divulgação oficial das candidaturas que disputam as Eleições 2025, conforme previsto para o período eleitoral. As eleições da UEG serão realizadas das 12h do dia 3 de junho às 12h do dia 4 de junho. A votação se dará de forma totalmente eletrônica, por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS). Em 2025, será conduzido o processo eleitoral do quadriênio 2025/2029 para reitor e diretores de institutos acadêmicos, e do biênio 2025/2027 para coordenadores de curso de graduação.
Para diretor de instituto, 10 candidatos concorrem a 5 cargos em disputa. A lista de candidatos e eleitores, além de todas as principais informações sobre o pleito, está disponível no site das Eleições UEG.
Conheça o perfil dos candidatos a diretores dos institutos acadêmicos e suas propostas de gestão. As entrevistas visam ampliar a transparência do processo e estimular o debate construtivo entre os diferentes segmentos da universidade.
A ordem de disposição obedece os critérios de registro de candidatura e a Resolução CEC Nº 5, de 6 de maio de 2025.
Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
Candidata: Michelle Ferreira de Oliveira
Breve descrição da candidata:
Formada em Educação Física pela UEG – UnU Eseffego (2006) e em Pedagogia pela UFG (2006), mestre em Educação pela UFG (2015) e doutora em Educação Física pela Unicamp (2023). Sou professora da casa desde 2010. Nos últimos quatro anos, estive à frente da Direção do IACSB. Candidata à reeleição, sigo comprometida com o cuidado, o diálogo e a construção coletiva de um instituto forte, plural e vivo — feito por pessoas e para pessoas.
Quais são os principais desafios da UEG atualmente e como o seu instituto pode contribuir para enfrentá-los?
Na área da saúde, persistem desafios relacionados à escassez de insumos e equipamentos, além da necessidade de qualificação dos laboratórios, o que impacta o ensino, a pesquisa e a extensão. Estágios e internatos exigem articulação constante com os serviços de saúde. Para enfrentar tais questões, ampliamos o diálogo com gestores, buscamos fomento e fortalecemos parcerias. Em 2024, adquirimos mais de 100 microscópios, reafirmando o compromisso com a infraestrutura e com a formação qualificada.
Como pretende manter uma gestão participativa e transparente com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes)?
Temos buscado fortalecer a comunicação e a gestão participativa no IACSB por meio de ações como visitas semestrais às unidades que ofertam cursos nas áreas da Saúde e das Ciências Biológicas. O Colegiado do Instituto é aberto à participação de todos os docentes interessados, e mantemos dois grupos de WhatsApp: um destinado a informes institucionais e outro voltado à troca de experiências e informações, promovendo maior integração e diálogo entre os membros da comunidade acadêmica.
Como pretende articular ações entre os diferentes cursos e câmpus/unidades do Instituto?
Pretendo fortalecer os espaços de diálogo entre os cursos e unidades por meio de reuniões integradas, visitas periódicas, escuta ativa das demandas locais e incentivo a projetos interdisciplinares. A articulação será construída de forma colaborativa, valorizando as especificidades e potencialidades de cada contexto.
Quais ações propõe para fortalecer a curricularização da extensão no seu instituto?
Compreendo ser imprescindível realizar uma avaliação criteriosa das ações implementadas até o momento. Embora haja múltiplos casos de êxito, o contexto é propício para uma análise reflexiva que permita identificar tanto os aspectos bem-sucedidos, quanto aqueles que demandam revisão e aperfeiçoamento.
Que iniciativas pretende adotar para ampliar a oferta de pós-graduação e fortalecer os grupos de pesquisa?
Temos acompanhado atentamente as mudanças promovidas pela Capes. Diversos cursos de pós-graduação demonstram interesse em apresentar proposições, sendo que alguns já aderiram a programas existentes, enquanto outros preparam propostas de APCNs para submissão em breve. Nesse contexto, fortalecer os grupos de pesquisa, desenvolver propostas consistentes e ampliar a produção acadêmica de qualidade são ações essenciais para o sucesso desse processo.
Caso eleita, como imagina que estará o Instituto ao final da sua gestão, em 2029? Quais mudanças espera ter concretizado?
Espero que, ao longo desses quatro anos, tenhamos consolidado e estruturado adequadamente o Instituto. Este período inicial foi fundamental para a organização institucional; os próximos anos deverão ser dedicados ao fortalecimento e à estabilização das bases estabelecidas. Almejo, assim, deixar ao gestor subsequente um cenário mais sólido e favorável à continuidade da gestão.
Confira as propostas da candidata aqui.
(Comunicação Setorial|UEG)