Sob orientação da professora Cynthia Arossa, alunos da disciplina Estágio Supervisionado, do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas (CET|UEG), realizaram, nesta quarta-feira, 30, de mais uma rodada de atividades preparatórias com estudantes da rede básica de ensino de Anápolis que irão participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A Olimpíada será realizada no próximo dia 16 de maio, em escolas das redes pública e particular de todo o país. A ação foi realizada a convite do diretor do Planetário Digital de Anápolis e professor do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH|UEG), Diogo Jansen.
A atividade contou com a participação de 100 alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais Tasso Barros Vilela e Pastor Miguel Braga. Os estudantes foram divididos em grupos, conforme o número de estagiários disponíveis, e ocuparam todo o espaço do planetário. Organizados em círculos - representando o formato dos planetas - e sentados no chão, os alunos participaram de atividades relacionadas às provas da OBA.
A professora Cynthia Arossa destacou que o ambiente, por sua natureza menos formal em comparação a uma sala de aula tradicional, configura-se como “um espaço de educação rico para o processo de ensino-aprendizagem, trazendo valorosas contribuições” para os participantes.
Durante a atividade, estiveram presentes duas alunas da Escola Municipal Pastor Miguel Braga que conquistaram medalhas de ouro e prata na edição anterior da OBA. Segundo a professora, a presença delas deixou todos bastante orgulhosos. “A interação e a animação foram excelentes”, afirmou, agradecendo ao Planetário de Anápolis pela idealização da atividade e por oferecer um “campo fértil de aprendizagem aos alunos da disciplina de Orientação em Práticas de Ensino e Estágio em Biologia II”, ministrada por ela.
(Comunicação Setorial|UEG)