Entre os dias de 26 a 30 de Setembro, a Unidade Universitária de Campos Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio dos programas stricto sensu Poslli e Teccer, realizou o VI Encontro de Pesquisas, Diálogos, Saberes e Fazeres Quilombolas Kalunga, realizados na comunidade do Vão de Almas, no Quilombo Kalunga. Desde 2011, o evento tem sido um marco para debates que fortalecem a valorização das comunidades Kalunga e seu patrimônio cultural.
Com o tema "De pesquisados a pesquisadores: quem pode falar?", o encontro deste ano propôs uma reflexão profunda sobre o protagonismo dos quilombolas na produção de conhecimento. A participação de professores, quilombolas e lideranças do movimento negro, feminino e quilombola ampliou a importância das discussões, enfatizando a necessidade de os kalungas ocuparem espaços como intelectuais e pesquisadores de sua própria cultura. A parceria entre a UEG e as comunidades aprofunda o entendimento das realidades locais e fomenta o diálogo entre a academia e as comunidades tradicionais, promovendo a visibilidade das narrativas quilombolas.
Histórico
A Rede de Pesquisas, Diálogos, Saberes e Fazeres Quilombolas Kalunga foi criada em 2011 pelas professoras Dra. Maria Geralda de Almeida (in memoriam) e Dra. Wilma Melhorim. A primeira edição desse evento aconteceu na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, desde então, os encontros tornaram-se espaços essenciais para a valorização e o fortalecimento das comunidades kalunga.
(Comunicação Setorial|UEG)