A proposta submetida pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) ao Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi selecionada e aprovada em 5º lugar na classficação final. A UEG apresentou o melhor projeto entre as instituições de Goiás e o segundo melhor na região Centro-Oeste.
O Pibid é uma iniciativa que integra a política nacional de formação de professores do Ministério da Educação (MEC) e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
A UEG obteve 200 pontos no projeto institucional e uma média de 97,59 pontos nos subprojetos, alcançando 297,59 pontos dos 300 possíveis. Esses resultados refletem a relevância da instituição no cenário nacional da educação e sua contribuição para a formação de novos docentes.
Confira aqui o resultado final do Pibid.
Projeto Institucional
O Projeto Institucional (PI) da UEG está organizado em 17 subprojetos, sendo nove por área (Alfabetização, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Pedagogia) e oito interdisciplinares (Língua Inglesa-Pedagogia, Língua Portuguesa-Geografia, Língua Portuguesa-Biologia-Matemática, Língua Portuguesa-Educação Física, Língua Portuguesa-Língua Inglesa, História-Geografia, História-Matemática e Química-Matemática).
O PI foi organizado para atender ao maior número possível de licenciaturas, sendo contemplados 43 cursos, distribuídos em 16 municípios goianos. Ao todo, 59 docentes da UEG selecionados para participar da proposta contribuíram para a construção do PI. Foram solicitadas cotas de bolsas para 34 Núcleos de Iniciação à Docência (NID), o que corresponde a 816 bolsas para discentes, além de 102 bolsas para professores da educação básica que atuarão como supervisores.
De acordo com a profa. Mirley Luciene dos Santos, coordenadora institucional do Pibid, essa é a maior cota de bolsas já solicitada à Capes. "Nosso projeto foi pautado na imersão planejada dos licenciandos na escola. Ele objetiva ampliar as possibilidades formativas, mobilizando professores das escolas públicas parceiras como coformadores dos futuros docentes. Isso valoriza a escola pública e os profissionais da Educação fortalecendo ainda mais a parceria universidade-escola", afirmou.
O pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Raoni Ribeiro, celebrou a conquista, ressaltando a importância da UEG na formação docente. "A UEG tem no seu histórico um grande papel na formação de professores, enquanto instituição pública, gratuita e de qualidade, e principalmente pela sua característica de capilaridade, estando pulverizada em várias regiões, para suprir a demanda de profissionais na docência em todo o estado e no Brasil", disse.
Ele também salientou o trabalho coletivo que possibilitou esse resultado. "(O resultado) é o reflexo do comprometimento de todos os professores, da coordenação de Programas e Projetos e de toda a instituição no âmbito de cumprir o que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional em relação à formação de professores. É também o reconhecimento do papel social e de desenvolvimento regional da universidade", completou o professor.
(Comunicação Setorial|UEG)