O professor Rosolindo Neto de Souza Vila Real, da Unidade Universitária de Campos Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançará, no próximo sábado, 23 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Lazer de Monte Alegre de Goiás, o livro "Quilombo Kalunga: cultura e currículo escolar", pela Editora Appris.
Segundo o autor, o processo de globalização da cultura do mundo moderno, em que se postula a formação do ser “cidadão cósmico”, faz suscitar a clássica discussão das categorias passado versus presente, parte versus todo, singular versus plural e particular versus universal. "Neste livro, a comunidade Kalunga é alvo de estudo ao considerá-la de cultura específica, pois é formada por negros remanescentes de quilombo, constituindo assim, minoria étnica no contexto social", ressalta Rosolindo.
A obra não aprofunda no conhecimento da cultura do povo Kalunga. O professor diz que a ideia é, a partir da escola ali existente, indagar como a educação escolar prepara os moradores para atender aos modos de produção emergentes da “sociedade global” e ao mesmo tempo não deixar evaporar a identidade da comunidade. A abordagem foi baseada em três dimensões: a cultura, o currículo e o cotidiano. Para tanto, o autor valeu-se da abordagem etnográfica. "Essa abordagem oportuniza descrever e registrar a situação social, detectada em seus quatro elementos primários, ou seja: atividade (ação), lugar (espaço físico), ator (indivíduo envolvido) e tempo (duração da ação)", sintetiza.
"O suposto é que a educação escolar, via currículo, possa equilibrar e articular o diálogo horizontal entre cultura particular e cultura universal. O currículo “ativo” da escola, em sua concretude, revela a desvinculação dessa relação. Por outro lado, as manifestações culturais da comunidade fazem transparecer uma relação dialética: de preservação da cultura local e de ascensão aos bens culturais da sociedade circundante", destaca o professor.
Diante dessa constatação, Rosolindo diz que se faz necessário optar por um currículo escolar “compreensivo” proposto por Magendzo, em que essa relação se faz presente. "Nesse modelo de currículo, há possibilidade do resgate da cidadania Kalunga, a qual se diferencia da cidadania constituída por códigos, ou seja, ela é a própria identidade, como também mantém o diálogo com a cultura universal", salienta.
Para o autor, um mergulho cuidadoso e reflexivo nos labirintos que compõem os caminhos definidos deste livro faz com que o leitor evidencie a sua própria análise de como o currículo da escola deve ser permeado de traços e ações culturais do contexto em que ele é inserido e produzido.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora.
O autor
Rosolindo Neto de Souza Vila Real é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goias - Esefego (atual Unidade Universitária de Goiânia-Eseffego da UEG ). É especialista em Planejamento Educacional, em Administração da Educação Física, Desporto e Lazer e em Educação Especial - Construindo o Conhecimento no Processo de Criação da Escola Inclusiva. É professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Unidade Universitária de Campos Belos) e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Atua no ensino de Currículo, Metodologia Cientifica, Politicas Públicas, Pesquisa em Educação, Gestão Educacional, Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais, Pesquisa e Prática: Trabalho de Curso.
(Comunicação Setorial|UEG)