
Desde o dia 3 de outubro a Comissão de Avaliação Externa designada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/GO) tem visitado a Universidade Estadual de Goiás (UEG) para o processo avaliativo do recredenciamento institucional.
Durante as visitas, os avaliadores do CEE/GO conhecem as instalações físicas, espaços administrativos e realizam reuniões com a equipe gestora, docentes, técnico-administrativos e alunos. Nesta sexta-feira, 24, os avaliadores estão visitando o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear), em Anápolis. Na segunda-feira, 27 de novembro, está agendada a visita ao Câmpus Oeste, em São Luís de Montes Belos.
Antes, a Comissão passou pela Reitoria, Câmpus Central e Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, em Anápolis; Câmpus Norte, em Uruaçu; Câmpus Cora Coralina, na cidade de Goiás; Câmpus Sudoeste, em Quirinópolis; Câmpus Sul, em Morrinhos; Câmpus Metropolitano, em Aparecida de Goiânia; Câmpus Nordeste, em Formosa; e Unidade Universitária de Inhumas.
Confira o cronograma de visitas in loco AQUI.
A avaliação das instituições de ensino superior (IES) é realizada periodicamente - a cada 5 ou 10 anos - para verificar se as instituições atendem às exigências legais e se estão aptas a continuar oferecendo cursos superiores, assim como expedir e registrar diplomas.
O pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Raoni Ribeiro Guedes Fonseca Costa, a avaliação visa manter e elevar os padrões de qualidade na educação superior e garantir que a Universidade continue desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento educacional e socioeconômico do estado de Goiás. "O recredenciamento de uma instituição de ensino superior é um processo rigoroso e importante, pois confirma a capacidade da universidade para continuar oferecendo educação de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região", afirma o prof. Raoni.
Avaliação
Durante o processo de avaliação é realizada uma análise detalhada de diversos aspectos da universidade, utilizando-se como eixos de avaliação: o Planejamento e Avaliação Institucional; o Desenvolvimento Institucional; as Políticas Acadêmicas; as Políticas de Gestão; e a Infraestrutura, entre outros indicadores.
O reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, explica que foram feitas melhorias significativas na regulamentação, normatização e políticas das atividades acadêmicas e pedagógicas da Universidade, que envolveram a princípio, a elaboração de um novo Regimento Geral. "A expansão da pós-graduação confere hoje à UEG a condição de maior ofertante de cursos de pós-graduação stricto sensu no interior de Goiás. No âmbito da extensão universitária, a UEG instituiu importantes linhas de auxílio estudantil para apoio à participação discente em eventos externos e acesso a bolsas do Programa Próprio de Bolsas da UEG, além da ampliação de ações voltadas para ações afirmativas e direitos humanos, sendo dentre as universidades estaduais brasileiras, a pioneira na promoção de ações afirmativas para refugiados", afirma o reitor.
O prof. Cruvinel destaca ainda os avanços da Universidade na última década, tais como as reformas curriculares, a expansão do número de programas de pós-graduação, o aumento nas atividades de pesquisa e de ações de extensão, implantação da biblioteca digital, a abertura de editais de concursos públicos a docentes e técnicos administrativos e a construção sistemas de informação para apoio à gestão institucional e acadêmica.
(Comunicação Setorial|UEG)