As professoras Olira Saraiva Rodrigues e Barbra Sabota, juntamente com a mestranda Luane Gomes Almeida, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Ielt|UEG), publicam o artigo “O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica: uma possibilidade de mediação pedagógica” no Dossiê Temático “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades” da Revista e-Curriculum (Qualis A2), da PUC-SP.
As pesquisadoras abordam a produção multimodal de crônicas por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental durante o período de ensino remoto causado pela pandemia de covid-19 sob a perspectiva dos multiletramentos e do letramento crítico. No estudo, refletem sobre a mediação pedagógica docente facilitada por tecnologias digitais, com a análise de como o aplicativo Book Creator favorece a edição e o compartilhamento de textos multimodais.
Na sequência, discutem os textos produzidos no aplicativo sob premissas da abordagem qualitativa interpretativista. As autoras depreendem que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas, implicando transformações no currículo para que contemple políticas linguísticas de enfrentamento das desigualdades e injustiças, visando o desenvolvimento da cidadania crítica e promovendo uma educação linguística socialmente relevante.
O artigo pode ser acessdo por este link.
(Comunicação Setorial|UEG)