O curta-metragem "Goiânia Pós-Apocalíptica", produzido pelos alunos André Lucas, Giovanni Borém, Ester Noleto, Hingred Lopes, Vitória Barros e Nayara Tavares, do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi indicado para concorrer em cinco categorias da premiação do Festival Abacaxi de Ouro, produzido pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Câmpus Poços de Caldas e presidido pelo professor e produtor cultural Márcio Bess.
O filme, que foi realizado dentro das disciplinas de Antropologia Audiovisual, ministrada pelo professor José Eduardo; Linguagem Sonora, da professora Geórgia Cynara; e Introdução à Realização Audiovisual, ministrada pela professora Ana Paula Ladeira Costa, concorre à estatueta Abacaxi de Ouro nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Edição e Efeitos Visuais e Melhor Curta de Roteiro Original.
O resultado da premiação será divulgado no próximo dia 6 de outubro, durante a realização do evento, que acontecerá no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas.
O festival
O “Abacaxi de Ouro” é um festival de cinema amador escolar que teve sua primeira edição realizada em 2014. Sucesso de crítica e de público, o evento de premiação das melhores atuações e produções cinematográficas expandiu seus horizontes a partir de 2015, quando passou a aceitar produções externas, tornando-se assim, um festival aberto a qualquer instituição de ensino público do Brasil.
O evento, que vem se repetindo anualmente, constitui-se em uma plataforma de liberdade de expressão e de construção de conhecimentos interdisciplinares por meio das vivências, que são oportunizadas através da experimentação na criação e disseminação de cinema nas escolas.
(Comunicação Setorial|UEG)