
As primeiras turmas do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) colaram grau entre os meses de agosto e setembro. Ao todo, 95 estudantes se graduaram.
A primeira solenidade aconteceu no dia 4 de agosto, quando 13 formandos da Unidade Universitária de Pires do Rio, ligada ao Câmpus Sul, receberam o diploma. No dia 24 de agosto foi a vez do Câmpus Metropolitano, em Aparecida de Goiânia, realizar a colação de grau de 29 estudantes.
No mês de setembro, foram duas colações. A primeira, no dia 1º, formou 28 alunos da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás. Já no dia 6 de setembro, 25 formandos do Câmpus Norte, em Uruaçu, colaram grau.
A UEG oferta ainda o curso de Direito no Câmpus Sul, em Morrinhos, e na Unidade Universitária de Iporá. Em Morrinhos, a colação de grau acontecerá ainda neste semestre e em Iporá somente no início de 2024.
Para o pró-reitor de Graduação, Raoni Ribeiro, a formatura das primeiras turmas do curso de Bacharelado em Direito é um marco significativo não apenas para os formandos, mas também para as comunidades acadêmicas e as regiões atendidas pelos câmpus Morrinhos, Aparecida de Goiânia, Uruaçu e as unidades universitárias de Iporá, Palmeiras de Goiás e Pires do Rio. "A formatura das primeiras turmas simboliza a conclusão bem-sucedida de um ciclo acadêmico de cinco anos, durante os quais os estudantes foram desafiados a absorver conhecimento jurídico, aprimorar suas habilidades argumentativas e aprofundar sua compreensão das complexidades do sistema legal", salienta.
"Parabenizamos os formandos por suas realizações acadêmicas e desejamos a eles sucesso em suas carreiras jurídicas, que serão fundamentais para a construção de um Brasil mais justo e igualitário. Que eles continuem a ser agentes de mudança e a trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva, em consonância com os princípios que nortearam seu curso de Direito", conclui o pró-reitor.
De acordo com o coordenador central do curso de Direito, professor Douglas Mezacasa, as primeiras colações de grau do curso de Direito da UEG representam um marco histórico e um símbolo do compromisso da UEG com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da educação jurídica do estado de Goiás. "A partir de agora, esses primeiros 95 formandos carregam consigo não apenas um diploma de bacharel em Direito, mas, também os valores e o espírito de excelência que caracterizam a UEG", destaca.
O curso
Na Universidade Estadual de Goiás, o curso de Direito foi criado e autorizado originalmente pela Resolução CsU nº 826/2017. O primeiro vestibular ocorreu no segundo semestre de 2018, com vagas ofertadas em Aparecida de Goiânia, Pires do Rio e Uruaçu e no primeiro semestre de 2019 foram abertas turmas em Iporá, Palmeiras e Morrinhos.
De acordo com o professor Raoni, o curso tem como objetivo principal preparar seus alunos para enfrentar os desafios complexos que permeiam a sociedade contemporânea. "E mais do que isso, busca promover uma formação social e humanista, profundamente enraizada na realidade local, estadual e federal. A formação oferecida não se limita apenas a aspectos legais e técnicos, mas também abrange a importância de compreender e lidar com questões sociais, éticas e culturais que afetam o Brasil em suas diversas esferas", destaca o pró-reitor. "Este curso foi concebido com uma visão clara e ambiciosa: atender às exigências do mercado no estado e em todo o Brasil", explica.
Com essas colações, a UEG entrega à sociedade profissionais com capacidade de atuarem em diversas áreas, como assistente jurídico, correspondente jurídico, professor, jurista ou conciliador. Para ser considerado um advogado, o bacharel necessita passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
(Comunicação Setorial|UEG)