O artigo "A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT", da pesquisadora, professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Ielt|UEG), Olira Saraiva Rodrigues, que também é professora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear), juntamente com a mestranda Karoline Santos Rodrigues do IeltT|UEG, foi publicado na revista “Texto Livre: linguagem e tecnologia” da UFMG - Qualis A1, em 1º de setembro.
O artigo, fruto de estudos do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce), vinculado ao diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e coordenado pela referida professora, discute os impactos da difusão do acesso às plataformas de modelos de linguagem na educação, com aprofundamento ao ChatGPT, e aponta para questões metodológicas e substantivas em torno da Inteligência Artificial (IA) generativa para o campo de humanidades digitais, que tem preocupado educadores, principalmente do Ensino Superior, em situações como plágio, desenvolvimento crítico e criatividade na textualidade contemporânea.
O estudo pontua que a IA é um campo que carece de regulamentações e as autoras consideram que a IA pode ser conduzida de maneira coletiva, principalmente nas Instituições de Ensino Superior, espaço com potencial para discutir tais questões, sem ingenuidade e com criticidade, na possibilidade de reverberar ações questionadoras no contexto social, pelo compromisso e pela responsabilidade com a sociedade que integra.
O artigo pode ser lido por meio deste link.
Sobre as autoras
Olira Saraiva Rodrigues é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Ielt|UEG); Pós-doutorada pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (Flup); Pós-doutorada em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ); Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG); Mestre em Educação (PUC-GO); e graduada em Letras (UEG). É líder do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce).
Karoline Santos Rodrigues é mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Ielt|UEG) e bolsista da Fapeg; Especialista em Ensino de Humanidades e Linguagens (IFB) e em Língua Brasileira de Sinais (UCB); Licenciada em Pedagogia e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. É professora na Secretaria Municipal de Educação Anápolis-GO. Membro do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce), grupo que pertence à Secretaria Municipal de Educação de Anápolis e à Universidade Estadual de Goiás. Na linha de pesquisa, estuda linguagem e práticas sociais na perspectiva da Cultura Digital.
(Comunicação Setorial|UEG)