Na manhã da última quarta, 30, a profa. Anelizabete Alves Teixeira, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e presidente da Rede Brasileira do Bambu (RBB), participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Bambu e das Fibras Naturais – Frente do Bambu, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o intuito de estimular o desenvolvimento da cultura do bambu no Brasil por meio de ações governamentais e de empreendimentos privados.
Como palestrante convidada pelo deputado federal Giovani Cherini, presidente da Frente do Bambu, a professora falou sobre a necessidadde de obter apoio para reunir dados e profissionais que trabalham com o tema, com vias à promoção do desenvolvimento da cadeia produtiva e da cultura do bambu no Brasil. “Espero poder trabalhar bastante com vocês nessa causa", afirmou.
Segundo ela, a iniciativa fortalece o trabalho que já vem sendo desenvolvido e abre espaço para discussão sobre o futuro do bambu no Brasil, dentro da esfera governamental e das instituições.
Ainda no início deste ano, a professora Anelizabete foi convidada a tomar assento em uma das cadeiras da Câmara, representando a UEG e o segmento do bambu no Brasil. "Me senti muito honrada! Acredito que tenha sido um momento de reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo ao longo de mais de 20 anos, em prol da sustentabilidade das construções e do meio ambiente", disse.
Como próximos passos, a Frente Parlamentar objetiva regulamentar a Lei Nacional do Bambu (Lei n. 12.484/2011), para fortalecer a cadeia produtiva e o efetivo emprego deste ativo ambiental pela população brasileira; regulamentar a filiação do Brasil como signatário da International Bamboo and Rattan Organization (Inbar); promover ações que atendam aos pequenos e médios produtores, a exemplo da abertura de linhas de cédito; contribuir com a mitigação da crise climática global; definir políticas de fomento voltadas à geração de conhecimentos e tecnologias com bambu, incluindo a formação de recursos humanos, e solicitar a inclusão e implementação, junto às instituições de ensino superior, de disciplinas que contemplem o tema bambu em seus vários aspectos.
Sobre a pesquisadora
Anelizabete Alves Teixeira – Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Tecnologia, com parte do Doutorado Sanduíche feito na Norwegian University of Science and Technology; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília; Especialista em Gestão e Gerenciamento de Obra pela Universidade Federal de Goiás; Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora da Universidade Estadual de Goiás desde 2005 e compõe a Diretoria da Rede Brasileira do Bambu (RBB). É pesquisadora convidada do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambus e Fibras Naturais (CPAB|UnB). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Arquitetura, e atua principalmente nos seguintes temas: Arquitetura, Sustentabilidade, Tecnologia, Materiais Alternativos e Arquitetura de Interiores.
(Gilnara Peixoto|Comunicação Setorial|UEG)