
A Unidade Universitária de Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG) distribuiu mais de 15 mil mudas da cultivar BRS Capiaçu a 35 produtores dos municípios de Posse, Guarani, Iaciara, Simolândia e Alvorada do Norte, por meio de um projeto de extensão denominado Centro de Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia e Sustentabilidade (CIETec), que tem por objetivo desenvolver ações integradas em diversas áreas do conhecimento, possibilitando a participação dos estudantes e auxiliando na promoção do desenvolvimento regional.
A unidade de multiplicação do capim BRS Capiaçu foi implantada na fazenda escola da UnU Posse no final do ano de 2021. A finalidade da ação é dar suporte a pequenos criadores de bovinos quanto a alimentação, especialmente no período de estiagem.
De acordo com a Embrapa, responsável pelo desenvolvimento da BRS Capiaçu, a cultivar constitui alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite e carne bovina e, também, para pequenos ruminantes.
O coordenador do projeto, professor Ronaldo Ferreira da Silva, diz que a ideia é que os produtores beneficiados façam a multiplicação para que em um curto período de tempo a maioria dos criadores tenha o produto para consumo do rebanho.
Ronaldo diz ainda que a unidade de multiplicação continua instalada na fazenda escola da UEG e mais mudas da cultivar poderão ser doadas nos próximos anos. "Não há uma limitação em relação aos municípios, qualquer produtor pode solicitar, então os próximos atendimentos podem ser para os mesmos ou outros municípios beneficiados na etapa anterior", explica.
Para obter informações adicionais, basta ligar para o professor Ronaldo, pelo telefone (62) 9 8325-0278.
(Comunicação Setorial|UEG)