A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira, 19, pelo professor Carlovan Porto, do Observatório Nacional de Segurança Viária, durante palestra ministrada aos servidores da Reitoria da UEG, em Anápolis, no âmbito da Campanha Maio Amarelo.
Com o tema "Juntos salvamos vidas", Carlovan chamou a atenção sobre a importância da educação no trânsito. "Não usar cinto, beber e dirigir ou usar o celular ao volante são maus exemplos. É preciso construir bons hábitos para reduzir os acidentes de trânsito. Educação é tudo", ressaltou.
O representante do Observatório trouxe números sobre os acidentes de trânsito no Brasil. Segundo ele, apesar da redução de 30% na última década, atualmente 30 mil pessoas ainda morrem por ano de acidentes de trânsito no Brasil. "O Brasil ocupa o 5º lugar no mundo em acidentes no trânsito", salientou.
Para Carlovan, diferente de um vírus que a pessoa não vê, o acidente é previsível e pode ser evitado. "90% dos acidentes são evitáveis", reforçou ao destacar que os motoristas precisam reforçar a atenção e salvar vidas. "No ano passado, somente em Goiás, foram registradas mais de um milhão e meio de infrações de trânsito. Para mudar isso é necessário que cada um se conscientize", finalizou.
Maio Amarelo
O objetivo da Campanha Maio Amarelo é promover ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil com foco na segurança viária e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades em ações e diálogos que abordem toda a amplitude do tema, nas mais diferentes esferas.
Uma resolução da ONU prevê uma redução de 50% dos acidentes graves no mundo até 2030. Atualmente, 27 países participam da campanha, que está na 9ª edição.
Em Anápolis, na programação deste ano constam palestras, audiência pública, blitzen educativas, lives e shows.
(Comunicação Setorial|UEG)