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O Método Científico

Fonte:www.um.es. El método científico. Acesso em 05/12/2007.

 

A metodologia científica é de fundamental importância para aqueles que se acham engajados em atividade de pesquisa. Mediante essa metodologia, o aluno/ pesquisador deve disciplinar o espírito, excluir as pesquisas ao acaso, adaptar o esforço e os recursos às exigências do objeto a estudar e selecionar os processos adequados. Através da escolha de uma boa metodologia, a pesquisa se tornará mais segura. O método representa apenas um conjunto de diretrizes que pode facilitar e ordenar a manifestação da genialidade e do poder de reflexão do pesquisador.  

 

 

É importante que seja escolhido um método adequado para a condução da pesquisa que iremos desenvolver, pois esse é um fator primordial na elaboração de um trabalho nos rigores científicos.

É preciso traçar um plano de trabalho para a condução da pesquisa, isso só será possível através da escolha de um bom método. A pesquisa exige objetivos claros e, especialmente, um método coerente.

 

MÉTODO: Modo de proceder uma operação

 

 

 

Seja de Fazer

Seja de Agir

Seja de Conhecer

 

 

 

Para alcançar um fim previamente projetado

 

 

O método é um processo de:

 

 

Agir

Fazer

Conhecer

Fim

 

No agir, o fim ainda não existe realmente, mas encontra-se definido.

 

No fazer, o fim poderá não existir totalmente, tal acontece na arte em que a invenção está tanto no fazer, como no cogitar.

 

Na ciência, o fim diz respeito apenas ao saber a ser alcançado.

 

 

Descartes definiu o método como:

 

”O CAMINHO A SEGUIR PARA CHEGAR À VERDADE NAS CIÊNCIAS”.

 

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA:  É o estudo dos métodos de conhecer

 

Método: A palavra método é de origem grega e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos, ordenadamente, na investigação dos fatos ou na procura da verdade. Pode, ainda, significar uma série de etapas para se tentar resolver um problema. Entende-se por método, no sentido geral, o conjunto de atividades sistemáticas que, com maior segurança e economia, permitem atingir determinado objetivo. (LAKATOS ; MARCONI, 2002)

Método científico: Um procedimento, ou um conjunto de procedimentos, que serve de instrumento para alcançar os fins da investigação; o método é um procedimento geral, baseado em princípios lógicos, que pode ser comum a várias ciências. Todavia, observa-se no dia-a-dia certa dificuldade dos graduandos e pós-graduandos na definição da escolha do tipo de método a ser empregado no trabalho investigativo. (LAKATOS ; MARCONI, 2002)

Tipos de Métodos

Citaremos a seguir os métodos mais utilizados em pesquisa científica que encontram-se à disposição de pesquisadores e de iniciantes na produção do conhecimento (graduandos e pós-graduandos), salientando que o método e a técnica seguem juntos na busca das verdades. Enquanto o primeiro é o procedimento sistemático em plano geral; a técnica é o processo, a aplicação, a instrumentalização específica do plano metodológico. 

Indutivo: Baseia-se na generalização de propriedades comuns a certo número de casos, até agora observados, a todas as ocorrências de fatos similares que poderão se verificar no futuro. Assim, o grau de confirmação dos enunciados traduzidos depende das evidências ocorrentes. “Galileu foi o precursor desse método – indução experimental através do qual se chega a uma lei geral por intermédio da observação de certo número de casos particulares até as leis e teorias”. Portanto, o método indutivo é aquele que, ao partir de premissas menores, pode-se chegar às generalidades. (FERREIRA, 1998, p. 93)

Dedutivo: O método dedutivo leva o pesquisador do conhecido ao desconhecido com pouca margem de erro; por outro lado, é de alcance limitado, pois a conclusão não pode exceder as premissas. A dedução consiste em um recurso metodológico em que a racionalização ou combinação de idéias em sentido interpretativo vale mais do que a experimentação de caso por caso. (CRUZ ;  RIBEIRO, 2003) 

Em outras palavras, pode-se dizer que é o raciocínio que caminha do geral para o particular. Tanto a indução quanto a dedução devem ter como pontos de partida premissas auto-evidentes. O método dedutivo tem o propósito de explicitar o conteúdo das premissas pois, parte do geral para se chegar às particularidades. Já o método indutivo tem a finalidade de ampliar o alcance dos conhecimentos. Para a metodologia, é importante entender que, no método dedutivo, a necessidade de explicação não reside nas premissas, mas na relação entre as premissas e a conclusão.

Hipotético-Dedutivo: Método que se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese. Desencadeia-se a partir da percepção de uma lacuna nos conhecimentos científicos produzidos em uma determinada área até aquele momento, em função da qual se formula novas hipóteses. Em seguida, através do processo de inferência dedutiva, testam-se as hipóteses”. (FERREIRA,1998, p. 96)

Dialético: Do grego dialektos, que significa debate, forma de discutir e debater. A dialética é um debate de astúcia, onde se procura derrubar o argumento dos adversários, muito empregado na Grécia antiga. O método dialético é um processo de comunicação que prende muito a atenção das pessoas em virtude da habilidade dos protagonistas. É, pois, um método que penetra o mundo dos fenômenos, por intermédio de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade. (OLIVEIRA, 1999)

Histórico: Consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade contemporânea e para melhor compreender o papel que atualmente desempenham na sociedade. Para compreender a natureza e a função das instituições, dos costumes, das diversas formas atuais de vida social, torna-se importante pesquisar suas raízes históricas, isto é, suas origens no passado. Segundo a autora, por meio da reconstrução artificial e formal dos fatos e fenômenos do passado, o método histórico busca construir uma estratégia para conseguir estabelecer o processo de continuidade e de entrelaçamento entre os fenômenos.  (FERREIRA, 1998)

Comparativo: É utilizado tanto para comparações de grupos no presente e no passado, quanto entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento. O método em questão, “propõe a realização de comparações entre povos, grupos e sociedades, a partir da identificação de suas diferenças e semelhanças com o objetivo de construir uma melhor compreensão do comportamento humano”. (FERREIRA, 1998)

Evidentemente que aqueles que selecionam um bom método, têm maiores chances e condições de deparar-se com perguntas melhores formuladas e com necessidades de respostas mais significativas no desenvolvimento do trabalho.

A elaboração do método deverá sempre levar em conta o desenvolvimento da pesquisa como um todo, apoiando-se nas hipóteses de pesquisa e no plano de trabalho e nas questões que deverão ser respondidas.

O método disciplina o trabalho do pesquisador, adaptando a atividade científica às características do objeto estudado, selecionando os meios e processos mais adequados. Então, o método se caracteriza como o caminho feito pelo investigador, no processo de apreensão do objeto.

Em relação aos procedimentos metodológicos, estes são os instrumentos operacionais de aplicação e desenvolvimento do método, pois procurar respostas ou soluções aos nossos problemas de pesquisa consiste em termos instrumentos operacionais que favoreçam a obtenção de dados empíricos e, além disso, pautar-se nas aferições metodológicas inerentes ao processo avaliativo de aplicação adequada e satisfatória do método.

O pesquisador experiente sabe que dúvidas e perguntas de pesquisa surgem à medida que se aplica e se segue o método científico e para respondê-las é necessário voltarmos às nossas hipóteses, a atividade teórica e empírica, observando os resultados da aplicação metodológica.

 

 

Elaboração: Professora Geni Anastácio Sabino

Coordenadora do Núcleo Editorial Eletrônico da UEG-Dircom

geni@ueg.br


 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 

CORDEIRO, D. Ciência, pesquisa e trabalho científico: uma abordagem metodológica. Goiânia:UCG, 1999.

 

CERVO, A. L. ; Bervian, P. A. Metodologia científica para uso de estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill del Brasil, 1999.

 

CRUZ, C. ; RIBEIRO, U. Metodologia Científica – teoria e prática. Rio de Janeiro: Gisella Narcisi, 2003.

 

FERREIRA, R. A. A pesquisa científica nas Ciências Sociais: caracterização e  procedimentos. Recife: UFPE, 1998.

 

LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2002.

 

LÓPEZ YEPES, José. La aventura de la investigación científica: guia del investigador y del director de investigación.  Madrid: Editorial Síntesis, 1996.

 

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

 

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1998.

 

SABINO, G. A. Manual de estruturação de trabalhos científicos: pré-projeto de pesquisa, monografia,relatório, normas da ABNT. Goiânia: UEG, 2003.

 

SABINO, G. A. Estruturação de trabalho científico. In: ESTRELA, Carlos. Metodologia da Pesquisa Científica: área de odontologia. São Paulo: Artes Médica, 2001.

 

SANTOS, A. R. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

 

Notícia publicada em 15/04/2008

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