O diretor da UEG de Caldas Novas, professor José Custódio Pereira Neto, é o novo secretário de Educação do município. José Neto, que vai continuar na direção da Universidade,adianta que uma de suas metas é estreitar os laços da instituição com a administração municipal. Sua principal proposta de gestão é fortalecer os programas de erradicação do analfabetismo.
“Vamos fazer uma reestruturação dos projetos em andamento e voltar a trabalhar com a meta de analfabetismo zero no município”, promete. O novo secretário pretende fazer um intercâmbio de projetos entre a UEG e o município, aproveitando a estrutura física e mão-de-obra da Universidade e os recursos da prefeitura. “Com isso, qualificamos nossos profissionais e levamos mais educação à população carente de Caldas Novas”, acredita.
A Secretaria de Educação vai incorporar as secretarias de Esporte e Cultura do município, o que abre o leque de atuação do novo titular da pasta. “Temos uma série de eventos culturais aqui em Caldas com os quais a UEG sempre colaborou muito. Festa de Folia de Reis, festivais de teatro, festa do Boi Bumbá, entre outras. Agora vamos potencializar esse intercâmbio e dar uma movimentada maior na cidade”, conta José Neto.
“Vamos fazer mais festivais de música, poesia e artes, aproveitando o fato da UEG ser um pólo produtor de cultura no município”, diz o secretário. José Neto já havia comandado a Secretaria Educação de Caldas Novas entre 2005 e 2006, durante um ano e nove meses, na gestão da ex-prefeita Magda Mofatto (PTB). Ele assume novamente a função a convite do novo prefeito, Ney Viturino (PSC), eleito na eleição extemporânea realizada no último dia 17.