No início da próxima semana – 29 e 30 de outubro – a Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis realiza um evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca, com apoio da União Literária Anapolina (ULA).
A abertura será às 08 horas, na segunda-feira, com a apresentação musical dos professores Eder Ribeiro Júnior e Aneir Luciano de Freitas, da Escola de Música de Anápolis, seguida do Projeto Viagem Literária, em parceria com a ULA. Na seqüência a professora mestre Keila Matida de Melo Costa, da UnUCSEH/UEG, ministrará a palestra História da Leitura e de Leitores. No período da tarde está programada visita orientada na Biblioteca da Unidade e a palestra O Prazer pela Leitura, com o escritor Ivar Renner dos Santos. À noite, na Biblioteca, acontecerá a mesa-redonda Neoliberalismo, Sindicalismo e Trabalho, com a participação dos professores Marcelo José Moreira, Marcos Ataíde e Denise Cravo, ambos da UnUCSEH.
Na terça-feira, das 09 às 11 horas, está prevista a oficina Leitura na Tela, com a professora doutora Mirza Seabra Toschi. Essa oficina oferece 30 vagas e é exclusiva para os alunos da Unidade. À tarde acontecerá nova visita orientada à Biblioteca e o Projeto Viagem Literária, em parceria com a ULA e Diretoria de Cultura de Anápolis.
Os organizadores prepararam vários sorteios de brindes para os participantes.
UnUCET - A Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas também lembrou o Dia Nacional do Livro e da Biblioteca com o Dia Cultural, realizado ontem (25), no auditório da Unidade, no Campus Henrique Santillo. Com o tema “Quem lê, voa!”, o evento contou com palestras, apresentações culturais e mostra de filmes.
O historiador e diretor do Museu de Anápolis, Jairo Alves Leite, ministrou a palestra A História de Anápolis. Em seguida, a Banda Musical Lira de Prata se apresentou ao público. Leitura na tela foi a palestra ministrada pela professora doutora Mirza Seabra Toschi, seguida da apresentação da peça Conservação de livros, com o Grupo de Teatro Mane Beiçudo Fuxico no Cerrado, dirigido por Denise Gonçalves Ferreira.
No período da tarde, a professora Zilda das Graças Abrahão ministrou a palestra A importância da publicação de trabalhos e a construção de um livro. Foram apresentados os filmes O atentado de 22 de maio e Paz e bem: 60 anos dos franciscanos em Goiás. A programação foi encerrada com a apresentação do Grupo Musical Boca do Lixo.
O Dia Cultural teve como objetivo proporcionar meios para que haja estreitamento dos valores existentes entre a comunidade acadêmica com a Biblioteca da Unidade, despertando prazer e interesse pela leitura. (Dirceu Pinheiro)