O Programa de Incubadoras (PROIN) e o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) promoveram, entre os dias 26 e 29 de setembro, no Câmpus Henrique Santillo em Anápolis, o Curso de Formação em Empreendedorismo para professores.
A capacitação faz parte do projeto Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior desenvolvido em parceria com o SEBRAE. A ideia é incentivar e estimular a temática do Empreendedorismo no meio acadêmico por meio de ações voltadas para alunos, professores e comunidade externa.
O curso, ministrado pelo instrutor e consultor credenciado do Sebrae Goiás Adão Camilo Soares, foi uma verdadeira imersão em torno do tema Empreendedorismo, na qual aos professores tiveram o conhecimento atualizado e embasamento prático para que futuramente ministrem a disciplina em seus respectivos cursos.
A formação teve duração de 32 horas e foi dividida em quatro módulos, nos quais os professores estudaram as características do empreendedor, o empreendedor e as oportunidades de mercado e os modelos de negócios. Por fim, os docentes viram como construir um plano de negócios.
De acordo com Adão Camilo Soares, muitos estudantes ao se formarem desejam abrir um negócio mas não sabem o caminho. Assim, capacitar o professor para a aplicação desses conteúdos na graduação possibilita ao aluno aprender a enxergar possibilidades empreendedoras e a fazer um bom plano de negócios.
“Trata-se de uma solução dentro da Educação Empreendedora, oportuna para qualquer curso, pois a linguagem abordada serve tanto para um aluno que está fazendo pedagogia, arquitetura, administração ou engenharia, enfim para qualquer área do conhecimento”, destaca o instrutor.
Para o professor de arquitetura do Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET| UEG), Alexandre Ribeiro Gonçalves, foi interessante perceber o quanto o empreendedorismo é importante para o curso de arquitetura e como a capacitação vai ajudar a fazer o planejamento da nova matriz curricular, no sentido de incluir disciplinas com a dinâmica empreendedora. “É um curso extremamente dinâmico, em que você é convidado a sair da sua zona de conforto, participando, interagindo, fazendo exercícios, culminando num plano de negócios”, avalia o professor.
O Sebrae disponibilizou os manuais do professor e do aluno, um material de aproximadamente 1000 páginas, para que o docente continue a estudar a temática.
(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)