A professora Divina Aparecida Leonel Lunas Lima, da Unidade Universitária da UEG de Santa Helena de Goiás, estará de 21 a 24 de julho, participando do 51° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), que acontecerá em Belém, no Pará. O congresso é considerado um dos mais importantes da área e este ano trata do tema “Novas Fronteiras da Agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade”.
A professora da UEG estará apresentando três trabalhos. O primeiro é o artigo “O Setor Sucroalcooleiro em Goiás: caracterização do espaço produtivo”, escrito em conjunto com o professor Alexandro Leonel Lunas. O artigo foi elaborado a partir dos resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa “Estudos sobre as Cadeias Agroindustriais do Sudoeste Goiano”.
O segundo trabalho também elaborado com o professor Alexandro Leonel Lunas é “Análise da Contribuição da Cogeração de Energia Elétrica em Relação à Receita Total da Empresa Cosan S.A. nos períodos de 2009/10, 2010/11 e 2011/12”, resultado de pesquisa do primeiro autor no mestrado em Contabilidade da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Já o terceiro trabalho “Contabilidade e a Responsabilidade Ambiental nas Indústrias de Beneficiamento de Arroz – Caso das Indústrias de Beneficiamento de Arroz do Extremo Sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul” foi elaborado com a contribuição das pesquisadoras Cristina Keiko Yamaguchi; Melissa Watanabe; Roseli Jenoveva Neto, Luciana Mandelli (UNESC), e é um resultado parcial de pesquisas desenvolvidas em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Neste evento a professora Divina Aparecida Leonel conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (FAPEG) por meio do edital de participação em eventos. A professora é do Regime de Dedicação Exclusiva na UnU Santa Helena de Goiás, docente nos cursos de Administração e Engenharia Agrícola e na Unidade Universitária da UEG de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (UnUCSEH, no Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais (TECCER).
(Moema Ribeiro)