
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) promove, entre os dias 19 e 23 de janeiro, em Anápolis, a 8ª edição do Encontro de Gestores, com a realização do 1º Ciclo de Capacitação Técnico-Comportamental para coordenadores de câmpus, unidades universitárias e do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG). Com o tema “Coordenar para transformar”, o encontro reúne gestores de toda a instituição com o objetivo de fortalecer competências em gestão, liderança e comunicação, além de desenvolver habilidades técnicas e promover o uso de ferramentas práticas e reflexivas necessárias à tomada de decisão, alinhadas às demandas da administração universitária.
A programação combina atividades formativas, espaços de diálogo e momentos institucionais, com foco em apoiar o papel estratégico das coordenações no fortalecimento da missão social e educacional da UEG em Goiás. As atividades ocorrem de forma presencial, no Auditório da Reitoria, nos períodos matutino e vespertino.
A abertura oficial, realizada na tarde desta segunda-feira, 19, contou com a acolhida do reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel, além de momentos de falas dos pró-reitores de Graduação, prof. Roberto Barcelos; de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Claudio Stacheria; e de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; bem como da diretora de Gestão Integrada, Neusa Ravaroto. Na ocasião, também foi apresentada a proposta geral do curso e promovida a apresentação das equipes que compõem a Reitoria da UEG pelo gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), Claudiomar Goulart.
O reitor Antonio Cruvinel afirmou que a gestão universitária não é um compromisso simples e destacou a importância da formação continuada para quem ocupa cargos de liderança na instituição. Segundo ele, os encontros propostos serão estruturados como uma imersão em três etapas. A primeira fase é o ciclo de formação básica. A segunda, o ciclo de governança, voltado à compreensão de como são tomadas as decisões no serviço público. Já a terceira etapa será o ciclo de planejamento estratégico, com foco no futuro da universidade.
Ao detalhar os planos para a UEG, o reitor ressaltou a importância de discutir coletivamente onde a instituição pretende chegar e reforçou que a universidade passou por um profundo processo de transformação nos últimos anos. “Levamos quatro anos para repensar, refazer, reinaugurar uma nova universidade. Não é a mesma universidade”.
Cruvinel destacou mudanças estruturais e institucionais significativas e um modelo de gestão baseado na valorização do quadro efetivo. “Somos o órgão estadual, tirando as forças de segurança, que mais possui servidores do quadro efetivo em Goiás. Em 2010, quando entrei para a universidade, nem de longe isso era uma realidade”. Nesse sentido, reforçou que a condução da gestão não é improvisada e que há estabilidade institucional. “É a primeira gestão em que 100% é efetivo, 100% é escolhido diretamente e 100% dos docentes que estão na universidade estarão à frente dela ao término da gestão”.
Entre outros pontos, abordou a identidade da UEG, resssaltando o posicionamento estratégico que deseja consolidar: uma universidade do Cerrado, comprometida com o fortalecimento da pesquisa, com o desenvolvimento regional e com a valorização das pessoas. Para o reitor, o processo formativo também representa um momento de reflexão sobre o impacto social gerado pela universidade nas comunidades goianas. “Onde a UEG está o IDH é maior”, destacou, reforçando o papel da instituição como indutora de desenvolvimento regional. Na ocasião, apresentou ainda uma meta clara: “Queremos estar entre as 100 universidades do país. Hoje, estamos em 123º lugar. Vamos planejar para estar entre as 100 melhores do país; isso é possível", reiterou.
Nesse contexto, Cruvinel mencionou o Programa do Ciclo de Maturidade, com a entrega aos participantes de um extrato contendo pontos de melhoria, oportunidades de aprimoramento e diagnósticos específicos, que permitirá aos gestores identificar “o que pode ser melhorado em cada unidade”.
Programação
Ao longo da semana, a programação aborda temas centrais da gestão universitária. A terça-feira, 20, começa com a palestra “O papel da Gestão Local no cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Claudio Stacheira. Em seguida, a programação destaca liderança e desenvolvimento pessoal, com Maria Hermínia, da GGDP. No período da tarde, são discutidos temas como manutenção de infraestrutura, com Leonardo Elias Melo, gerente de Infraestrutura, e boas práticas na gestão do fundo rotativo, com o gerente de Gestão e Finanças, Nário Mota.
Na quarta-feira, 21, os gestores participam de atividades sobre “Instrumentos de planejamento e gestão orçamentária”, com a equipe da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEG; “Convênios e Captação de Recursos”, com a gerente de Convênios e Captação de Recursos da universidade, Thaís Pena, além de palestras sobre fluxos e serviços de apoio logístico, ministrada pelo gerente de Apoio Logístico, Andrade Moreira da Silva, e “Sistemas e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação”, com o gerente de TI, Diogo Ramos Ferreira. A tarde inclui a palestra “Escuta ativa, criatividade e processos de trabalho no contexto universitário”, com a psicóloga Jéssica Araújo (GGDP).
A quinta-feira, 22, traz a apresentação dos novos fluxos para o Diploma Digital, conduzida por Alison Filgueiras, da Gerência de Tecnologia, e Brandina Fátima, gerente da Secretaria Acadêmica. Também integra a programação o debate sobre “O papel das equipes psicossociais no ambiente local e a importância do olhar do gestor frente às suas atuações”, com participação de Claudiomar Goulart, Jéssica Araújo, do pró-reitor de Graduação, Roberto Barcelos (PRG), da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Sandra Máximo, e do assistente social Júlio César. As atividades do dia completam-se com orientações sobre planejamento e execução de compras e contratações, com a equipe da Gerência de Compras.
O encerramento, na sexta-feira, 23, inclui a palestra “Um processo organizacional estabelecido, aliado aos indicadores institucionais: o papel do gestor local para a melhoria de desempenho”, com Maria Hermínia (GGDP), a procuradora Institucional Patrícia de Castro e o pró-reitor Roberto Barcelos. A programação se encerra com espaço para diálogo entre os gestores e a cerimônia simbólica de posse e diplomação dos novos coordenadores de câmpus, unidades universitárias e do Cear da UEG para o quadriênio 2026–2029.
Confira aqui a programação completa.








(Comunicação Setorial|UEG)