Fride-se

O quê?

Produzir autorretratos inspirados na estética da artista plástica Frida Kahlo utilizando elementos que evidenciem traços da identidade do retratado.

 

Por quê?

Frida Kahlo foi uma artista que promovia um diálogo de vanguarda com seu tempo, e não só a partir de sua obra, mas sobretudo pela forma como ocupava o seu lugar no mundo.

O dispositivo visa tirar as participantes de um lugar comum e confortável para propor uma reflexão crítica sobre si mesmas a partir do deslocamento e da atualização dos conceitos propostos por Frida, como a diversidade, o feminismo, as subjetividades e a modernidade.

 

Como?

  1. Realizar visita à exposição “Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México”, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
  2. Promover encontro para discutir a experiência estética e falar sobre a artista e suas formas de expressão nas obras plásticas e na vida.
  3. Selecionar objetos pessoais que dialoguem com a obra e a estética da artista, e que também apresentem elementos identitários dos fotografados.
  4. Realizar ensaio fotográfico utilizando vários tipos de câmeras fotográficas, inclusive de aparelhos de telefone celular.

 

Veja os resultados desse dispositivo: