O dispositivo Fotografias Narradas foi desenvolvido pelo projeto “Inventar com a diferença”, do Curso de Licenciatura em Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. O projeto foi adaptado para atender às necessidades da disciplina de Mídias e Educação do Curso de Pedagogia do Câmpus Inhumas da UEG.
O quê?
Filmar um professor narrando uma fotografia que tenha alguma relação com sua trajetória docente.
Por quê?
Descobrir um pouco da história de um professor. Criar um inventário sobre um grupo de professores da cidade de Inhumas, Goiás. É importante se atentar às fabulações que as pessoas fazem de si mesmas e à tensão entre palavra e imagem.
Tão importante quanto filmar essas fotografias narradas é se perguntar sobre o que está por trás de uma imagem, que tipo de histórias as pessoas querem contar e como elas as contam.
Como?
- Pedir para que um professor fale diante de uma câmera sobre uma fotografia que seja significativa para trajetória docente dele.
- O local da filmagem deve ser escolhido pelo professor. Esse lugar precisa ter um significado afetivo para o narrador.
- Filmar esse momento com a câmera do aparelho celular se atentando para os gestos, o entorno e a própria fotografia.
- A narração pode durar cerca de 4 minutos e pode ser ensaiada antes de ser filmada.
Obs.: Após a filmagem, o grupo deve escolher um programa de edição de vídeo para fazer a finalização da fotografia narrada.
Sugestões: Windows Movie Maker; Viva Vídeo; YouTube Vídeo Editor. Para operar esses programas não é necessário conhecimento técnico de edição de vídeo.
Veja os resultados desse dispositivo: