O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG), desenvolveu mais uma etapa de atividades no dia 30 de setembro, na Aldeia Namunkurá, localizada na Reserva Indígena Xavante São Marcos, em Barra do Garças (MT). O projeto de extensão “Construção coletiva de materiais didáticos para educação escolar indígena e não indígena, na perspectiva intercultural”, coordenado pelo professor Ariovaldo Lopes Pereira.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e contou com cerca de 40 professores e professoras indígenas, além de nove participantes da UEG. Concomitantemente, também ocorreu uma aula-campo da disciplina Educação e Diversidades, ministrada pelos docentes Ariovaldo Lopes, Marlene Reis, André Felipe Santos e Érico Mota, vinculados ao PPG-Ielt|UEG.
Segundo o professor Ariovaldo Lopes, coordenador do projeto, o caráter colaborativo da iniciativa é essencial para seu impacto social e acadêmico “A cada atividade que realizamos na Reserva Indígena, sentimos mais fortalecida a parceria e a convicção sobre a importância desse trabalho, especialmente pelo seu viés colaborativo e intercultural. Aprendemos muito com os professores e professoras indígenas e nos enriquecemos com as trocas culturais que vivenciamos nesse contexto”, destacou.
O principal objetivo desta etapa foi dar continuidade à produção e revisão de materiais didáticos construídos a partir das necessidades e da visão da comunidade indígena, voltados para a alfabetização em língua portuguesa e xavante. Esses materiais serão utilizados tanto nas escolas indígenas da região quanto em instituições de ensino urbanas de Barra do Garças que atendem estudantes indígenas, fortalecendo a interculturalidade no processo educativo.
(Comunicação Setorial|UEG)