A Universidade Estadual de Goiás (UEG) esteve presente, na manhã da última terça-feira, 30, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, para participar de reunião de troca de experiências sobre a plataforma de Business Intelligence (BI). Representaram a UEG o assessor de dados e BI, Stellio Matos Mineiro, a procuradora institucional, profa. Patrícia de Castro Ribeiro, e o pró-reitor de Graduação, professor Roberto Barcelos Souza.
Durante o encontro, foi apresentado o painel do Censo da Educação Superior, ferramenta que organiza e disponibiliza dados estratégicos do setor. A equipe da UEG acompanhou a exposição sobre o funcionamento do sistema e suas possibilidades de integração, visando alinhar os dados institucionais com os indicadores oficiais do Inep. A reunião ampliou a compreensão sobre o uso do BI e sua aplicação no fortalecimento da gestão acadêmica.
A agenda contou também com a presença de Willians Kaizer dos Santos Maciel, coordenador de Estatísticas, Indicadores e Controle de Qualidade do Censo da Educação Superior, e de Thaysa Guimarães Souza, assessora da Coordenação-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação do Inep.
Para a profa. Patrícia, a participação no encontro evidencia o alinhamento da UEG às práticas nacionais de monitoramento e gestão da educação superior. "A presença da UEG nas atividades reforça o compromisso institucional com a atualização permanente de suas práticas de gestão e com a integração de dados estratégicos, além de ampliar o diálogo com órgãos reguladores e especialistas da educação superior no país", afirmou.
Encontro no CNE
No período da tarde, em encontro no Conselho Nacional de Educação (CNE), o pró-reitor Roberto Barcelos Souza reuniu-se com Cleunice Matos Rehem, profissional com ampla trajetória na educação superior brasileira. A reunião abordou a implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Básica, estabelecidas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2025 e pela Resolução CNE/CP nº 4/2024.
O professor Roberto destacou o diálogo sobre a aplicação das diretrizes e seus impactos na formação docente. "É um diálogo importante no sentido de nos apromixar das normativas e diretrizes curriculares para formação que impactam os cursos de graduação da universidade. Então, sentir, ouvir e conversar contribui no planejamento instituticional e no desenvolvimento curricular", disse.