O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antonio Cruvinel Borges Neto, será empossado para seu segundo mandato à frente da instituição nesta quarta-feira, 13 de agosto, às 10h, no Teatro Basileu França, em Goiânia. A cerimônia contará com a presença da comunidade acadêmica e de autoridades locais e estaduais.
O evento também marcará a posse dos diretores dos cinco institutos acadêmicos da UEG, que iniciarão suas gestões no mesmo quadriênio, de 2025 a 2029.
Cruvinel foi reeleito no último dia 4 de junho com 65,5% dos votos válidos, em votação que envolveu professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Sua recondução representa a continuidade de um projeto voltado à consolidação de uma universidade mais forte, integrada e com foco na excelência acadêmica. “O reconhecimento e a defesa da identidade da UEG, como universidade pública estadual dedicada ao interior e vocacionada ao Cerrado, são as bases do trabalho e dos resultados que construímos com a comunidade acadêmica desde agosto de 2021, quando assumimos a reitoria da UEG”, afirma Cruvinel.
Segundo o reitor, a UEG registrou avanços importantes na atual gestão, resultado de uma administração participativa e do fortalecimento do diálogo com a comunidade universitária, especialmente por meio do Conselho Superior Universitário (CsU). Um dos marcos do período foi o crescimento expressivo do orçamento da instituição, que passou de R$ 234 milhões em 2021 para R$ 535 milhões em 2025. “Vislumbramos alcançar um patamar de excelência institucional e acadêmica, mantendo o compromisso com a interiorização do ensino, a qualidade da pesquisa e o fortalecimento da extensão”, destaca Cruvinel.
Entre os compromissos assumidos para o novo mandato estão: a defesa da autonomia da UEG e dos interesses da comunidade universitária; o fortalecimento do caráter humano da educação, ciência e tecnologia; a valorização de servidores docentes e técnico-administrativos; a promoção de uma gestão transparente, participativa e dialógica; o cumprimento das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e a consolidação da presença da UEG como instituição pública inclusiva, significativa e de qualidade para o povo goiano e o Cerrado.
Perfil
Professor universitário desde 2007, Antonio Cruvinel ingressou na Universidade em 2010 por concurso público. Foi diretor da Unidade Universitária de Trindade por dois mandatos e também diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas. É graduado em Telecomunicações, com habilitação em Redes de Computadores, e especialista em Gestão de TI, ambos títulos obtidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Também é mestre em Engenharia Agrícola pela própria UEG, com ênfase no desenvolvimento de sistemas agroindustriais.
Sobre a UEG
Instituída pela Lei nº 13.456, em 1999, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) marcou um novo capítulo para o ensino superior em Goiás. Com sede em Anápolis e organizada sob o modelo multicampi, a Universidade surgiu a partir da integração de instituições de ensino superior já existentes, como a Universidade Estadual de Anápolis (Uniana) e a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (Esefego), entre outras mantidas pelo poder público estadual.
A partir daí, a UEG consolidou um projeto pioneiro de interiorização do ensino, da pesquisa e da extensão, levando a vários municípios goianos cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento.
Hoje, a Universidade está presente em 39 municípios, com 8 câmpus e 33 unidades universitárias vinculadas. Ao todo, oferece 36 cursos de graduação, com 119 ofertas presenciais e 5 na modalidade a distância. Na graduação, conta com 13.610 estudantes matriculados – 12.796 no ensino presencial e 814 na Educação a Distância (EaD).
Na pós-graduação, a UEG possui mais de 900 alunos distribuídos em 19 programas stricto sensu, sendo 18 cursos de mestrado e quatro de doutorado. A comunidade acadêmica é composta ainda por 1.137 docentes efetivos e 662 servidores técnico-administrativos.
Serviço – Posse do reitor e diretores de institutos acadêmicos da UEG
Data: 13 de agosto (quarta-feira)
Horário : 10h*
Local: Teatro Basileu França – Avenida Universitária, 1750, Setor Leste Universitário – Goiânia
*A recepção aos convidados terá início às 9h, com um Welcome Coffee, e a cerimônia começando pontualmente às 10h
(Comunicação Setorial|UEG)