A Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Luziânia encerrou, nesta semana, mais uma edição do projeto de extensão “UEG Luziânia Capacita”, iniciativa que visa promover a inclusão digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas por meio de cursos gratuitos ofertados à comunidade acadêmica e externa.
Nesta edição, foram ofertados três cursos com aulas semanais, atendendo pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento. O curso de Informática Básica foi ministrado pelo discente da UEG Luziânia, Samuel José, que desempenhou um papel fundamental como extensionista, articulando teoria e prática com dinamismo e empatia.
O curso de Informática Intermediária foi conduzido pelos colaboradores externos Gabriel Ariton e Yago Antônio, fruto de uma parceria com o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osvaldo Meireles, por meio do apoio do diretor Valmir Gomes. Já o curso de Inteligência Artificial – Noções e Aplicações foi ministrado pelo professor convidado Alírio Lima, que apresentou fundamentos da IA de forma acessível e interativa, despertando o interesse dos participantes por temas atuais e inovadores.
A coordenação do projeto agradece a todos os cursistas, parceiros, colaboradores externos e aos discentes da UEG Luziânia que contribuíram diretamente para o planejamento e a execução das atividades. A atuação dos estudantes extensionistas foi essencial para o bom andamento do projeto, fortalecendo a missão da universidade de promover o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada e socialmente comprometida.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET/UEG), o “UEG Luziânia Capacita” tem se consolidado como uma importante ação de impacto social, oferecendo formação tecnológica acessível e de qualidade, ao mesmo tempo em que possibilita a vivência prática para os estudantes da instituição.
Com resultados positivos e grande adesão da comunidade, o projeto seguirá com novas edições, incluindo a integração de discentes do curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, ampliando o alcance e a diversidade das ações extensionistas da universidade.