ESTADO DE GOIÁS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG
GERÊNCIA DA ASSESSORIA DE GABINETE E COLEGIADOS
RESOLUÇÃO CsU N. 1060, DE 28 DE SETEMBRO DE 2022
Aprova o Regulamento das Diretrizes Básicas para a Estrutura Curricular e para as disciplinas de Núcleos Livre, Comum e Modalidade dos cursos de graduação no âmbito da Universidade Estadual de Goiás.
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (CsU/UEG), nos termos do o artigo 9º do Estatuto da Universidade Estadual de Goiás, aprovado pelo Decreto n. 9.593, de 17 de janeiro de 2020, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, e CONSIDERANDO:
1. a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
2. a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, e a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que alteraram a Lei n. 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”;
3. a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial;
4. a Lei nº 20.249, de 30 de julho de 2018, que altera a Lei nº 14.832, de 12 de julho de 2004, que dispõe sobre a fixação de cotas para o ingresso dos estudantes nas instituições de educação superior integrantes do Sistema Estadual de Educação Superior;
5. a Lei nº 20.748, de 17 de janeiro de 2020, que altera a Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo;
6. a Lei nº 18.971, de 23 de julho de 2015, que dispõe sobre a autonomia da Universidade Estadual de Goiás (UEG);
7. o Decreto nº 9.593, de 17 de janeiro de 2020, que aprova o Estatuto da Universidade Estadual de Goiás (UEG);
8. a Resolução CEE/Pleno nº 03, de 29 de abril de 2016, que estabelece normas para o Sistema de Educação Superior do Estado de Goiás e instrumentos de avaliação de cursos de graduação presencial do Conselho Estadual de Educação (CEE-GO) de 2016;
9. a Resolução CsU nº 516, de 28 de junho de 2011, que aprova o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Estadual de Goiás;
10. a Resolução CsA nº 843, que aprova o Regulamente Acadêmico para Oferta de Disciplinas na Modalidade Semipresencial;
11. a Resolução CsU nº 705, de 15 de dezembro de 2014, que aprova o Regimento Geral da UEG;
12. a Resolução CsA nº 1.052, de 22 de fevereiro de 2018, que aprova o Regulamento Geral da Graduação da UEG;
13. a Resolução CsU nº 963, de 27 de janeiro de 2020, que dispõe sobre a oferta das disciplinas que compõem o Núcleo Comum e o Núcleo de Modalidade dos cursos da UEG;
14. as Diretrizes Curriculares Nacionais como proposta para estabelecer os parâmetros mínimos para a formação profissional em diálogo com a epistemologia atual de cada área do conhecimento;
15. as Instruções Normativas UEG nº 86, de 9 de setembro de 2020, e nº 12, de 29 de outubro de 2021, que estabelecem o processo de elaboração e de implantação das novas matrizes curriculares e os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação da UEG a partir de 2021;
16. as especificidades pedagógicas, técnicas, estruturais e normativas existentes nas diferentes modalidades (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) de cursos oferecidos pela UEG, composto pelos componentes curriculares do Núcleo Comum (NC), Núcleo Modalidade (NM), Núcleo Livre (NL) e Núcleo Específico (NE);
17. a Portaria n. 109, de 08 de fevereiro de 2022, que designa docentes para comporem o grupo de trabalho para elaboração de proposta de Regulamento para as Disciplinas de Núcleo Livre, Comum e Modalidade dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Goiás,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Regulamento das Diretrizes Básicas para a Estrutura Curricular e para as disciplinas de Núcleos Livre, Comum e Modalidade dos cursos de graduação no âmbito da Universidade Estadual de Goiás, nos termos dos Anexos I e II desta Resolução.
Art. 2° Revogar:
I – a Resolução CsA n. 839, de 29 de outubro de 2014;
II – a Resolução CsA n. 842, de 19 de novembro de 2014;
III – a Resolução CsA n. 845, de 25 de outubro de 2014;
IV – a Resolução CsA n. 847, de 12 de fevereiro de 2015;
V – a Resolução CG n. 34, de 4 de março de 2021;
VI – a Resolução CsA n. 841, de 19 de novembro de 2014;
VII – a Resolução CsA n. 838, de 29 de outubro de 2014;
VIII – a Resolução CsU n. 682, de 7 de agosto de 2014;
IX – a Resolução CsA n. 844, de 19 de novembro de 2014;
X – a Resolução CsA n. 830, de 4 de agosto de 2014;
XI – a Resolução CsU n. 701, de 25 de novembro de 2014; e
XII – a Resolução CsA n. 840, de 29 de outubro de 2022.
Art. 3° Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura.
PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
139ª Sessão Plenária do Conselho Universitário da UEG, aos 28 dias do mês de setembro de 2022.
PROF. ANTONIO CRUVINEL BORGES NETO
Presidente do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás
ANEXO I
Art. 1º A Universidade Estadual de Goiás (UEG) estabelece a estrutura curricular para os cursos de graduação que expresse a identidade, as dinâmicas e demandas sociais e profissionais necessárias a uma instituição pública de ensino multicampi com os seguintes requisitos:
I – oferecimento de atividades de ensino semanais de segunda-feira a sábado;
II – oferecimento de vagas para os cursos de graduação, via processos seletivos, semestrais e anuais;
III – oferecimento de disciplinas no regime de créditos semestrais;
IV – oferecimento de disciplinas na modalidade semipresencial, na forma integral ou parcial, para os cursos de graduação presenciais com o percentual de, no máximo, 40% (quarenta por cento) da carga horária total prevista das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
V – oferecimento das Atividades de Extensão (AE) equivalente a 10% (dez por cento) da Carga Horária Total (CHT) prevista no PPC, conforme deliberação do colegiado central do curso;
VI – oferecimento da temática sociedade, ambiente e sustentabilidade como eixo transversal em todos os cursos, devendo os PPC apresentar com clareza a metodologia de execução, nos termos da legislação vigente;
VII – oferecimento dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e indígena via ementa de disciplina do núcleo comum para todos os cursos de graduação no âmbito da UEG;
VIII – oferecimento e divisão da estrutura curricular em 4 (quatro) núcleos, nos termos do art. 2º deste Anexo.
§1º Cada crédito no âmbito dos cursos de graduação da UEG corresponde a 15 (quinze) horas curriculares.
§2º As aulas presenciais deverão ser desenvolvidas, preferencialmente, de segunda-feira a sexta-feira.
§3º Os sábados serão destinados, preferencialmente, às seguintes atividades acadêmicas e pedagógicas:
I – Atividades Extensionistas (AE) nas formas de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) e/ou Componente Curricular de Extensão (CCE);
II – Atividades Complementares (AC);
III – Atividades acadêmicas na modalidade semipresenciais; ou
IV – outras atividades acadêmicas-pedagógicas previstas no PPC.
Art. 2º A estrutura curricular de todos os cursos de graduação da UEG, orientada conforme as especificidades das DCN de cada curso, será composta por 4 (quatro) núcleos de disciplinas:
I – Núcleo Livre;
II – Núcleo Comum;
III – Núcleo Modalidade; e
IV – Núcleo Específico.
Art. 3º O Núcleo Livre (NL) é formado por atividades complementares e disciplinas que devem ser cursadas e realizadas de forma livre pelos discentes, nos cursos de graduação da UEG ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES), para fins de integralização curricular.
Art. 4º O NL tem por objetivo:
I – garantir liberdade e diversidade ao discente na sua formação;
II – aprofundar, acrescentar e/ou atualizar estudos em áreas de interesse do discente;
III – promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade;
IV – possibilitar novos conhecimentos relativos à área de formação; e
V – promover o intercâmbio entre discentes de diferentes cursos da UEG e/ou de outras IES.
Art. 5º Para integralizar o NL o discente deverá, de acordo com o previsto no PPC, cumprir:
I – no mínimo 60 (sessenta) horas créditos integralizados em disciplinas dos cursos de graduação de livre escolhas do discente na UEG e/ou em outras IES; e
II – o quantitativo de horas em Atividades Complementares (AC) previsto no PPC.
§ 1° Os institutos acadêmicos poderão ofertar disciplinas de NL não previstas na matriz curricular dos Projetos Pedagógicos dos cursos.
§ 2° As ofertas serão limitadas a duas disciplinas de NL por curso de graduação em cada semestre letivo por câmpus/unidade universitária/polo e deverão ser aprovadas pelo colegiado/instituto acadêmico de vinculação do curso.
§ 3° O discente poderá cursar disciplinas de outros cursos de graduação da UEG, como Núcleo Livre, para fins de qualificação e aprimoramento.
§ 4° As disciplinas que não puderem ter discentes matriculados de outros cursos de graduação da UEG deverão ser indicadas, explicitamente, no PPC e não poderão ser cursadas como NL.
§ 5° As disciplinas de NL deverão ter um mínimo de 15 (quinze) discentes matriculados para sua oferta
§ 6° As disciplinas de NL poderão ser ministradas somente por docentes efetivos da UEG.
§ 7° As disciplinas de NL deverão ser de matrícula livre para qualquer discente de qualquer campus da UEG.
§ 8° Para aproveitamento de disciplinas cursadas como NL em outra IES, mediante solicitação do discente, é necessária a apresentação de documentação que comprove a aprovação na referida disciplina, conforme normativas da UEG.
Art. 6º O Núcleo Comum (NC) é composto por componentes curriculares/disciplinas com nomenclaturas, ementas e bibliografias que deverão ser oferecidas para todos os cursos de graduação no âmbito da UEG.
§ 1° Os dois componentes curriculares/disciplinas do NC que comporão as matrizes curriculares dos cursos de graduação da UEG, serão as seguintes, nos termos do Anexo II desta Resolução:
I – Linguagem, Tecnologias e Produção Textual; e
II – Diversidade, Cidadania e Direitos.
§ 2° As disciplinas do NC terão carga horária de 60 (sessenta) horas, correspondente a 4 (quatro) créditos cada.
§ 3° As disciplinas do NC terão carga horária total de 120 (cento e vinte) horas, correspondente a 8 (oito) créditos.
§ 4° As disciplinas do NC poderão ser ministradas na forma da Educação a Distância (EaD) e/ou de forma presencial no câmpus/unidade universitária/polo, conforme normativas específicas da UEG.
§ 5° A Pró-Reitoria de Graduação deverá promover capacitação continuada para os docentes que ministrarem as disciplinas do NC.
Art. 7º O Núcleo Modalidade (NM) é composto por componentes curriculares (disciplinas) obrigatórios conforme definidos nas DCN dos cursos de graduação e pelos institutos acadêmicos da UEG, em conformidade com as modalidades de licenciatura, bacharelado e superior em tecnologia, nos termos do Anexo II desta Resolução.
§ 1° O NM tem por objetivo:
I – aprofundar, acrescentar e/ou atualizar estudos na grande área de formação do discente dos cursos;
II – promover o intercâmbio/convivência entre discentes de diferentes cursos ofertados pelos institutos acadêmicos da UEG;
III – garantir a identidade da área de formação e de vinculação do instituto acadêmico da UEG; e
IV – possibilitar a oferta comum de componentes curriculares/disciplinas entre os cursos do instituto acadêmico da UEG.
§ 2° Os componentes curriculares, nomenclaturas, ementas e bibliografias de cada NM serão definidos por modalidade/área do curso ofertada pelos núcleos docentes estruturantes (NDE)/colegiados do curso no instituto acadêmico da UEG, nos termos do Anexo II desta Resolução.
Art. 8º Os componentes curriculares/disciplinas que comporão o NM dos cursos de graduação dos institutos acadêmicos no âmbito da UEG, nos termos do Anexo II desta Resolução, serão:
I – Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL):
a) Bacharelados: Metodologia Científica; e
b) Licenciaturas: Metodologia Científica, Didática, História da Educação, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação;
II – Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB):
a) Bacharelados: Metodologia Científica, Anatomia Humana I e Anatomia Humana II;
b) Licenciaturas: Metodologia Científica, Didática, História da Educação, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação; e
c) Superiores de Tecnologia: Metodologia Científica; Empreendedorismo; Sociedade, Cultura e Tecnologia;
III – Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT):
a) Bacharelados: Metodologia Científica;
b) Licenciaturas: Metodologia Científica, Didática, História da Educação, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação; e
c) Superiores de Tecnologia: Metodologia Científica; Empreendedorismo; Sociedade, Cultura e Tecnologia;
IV – Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA):
a) Bacharelados: Metodologia Científica, Fundamentos da Matemática e Fundamentos de Estatística; e
b) Superiores de Tecnologia: Metodologia Científica; Empreendedorismo; Sociedade, Cultura e Tecnologia.
Parágrafo único. Os componentes curriculares de Fundamentos da Matemática e Fundamentos de Estatística serão utilizados apenas nos PPC de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
V – Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS):
a) Bacharelados: Metodologia Científica; Comunicação e Extensão Rural; Estatística Experimental; Estatística Fundamental;
b) Superiores de Tecnologia: Metodologia Científica; Empreendedorismo; Sociedade, Cultura e Tecnologia.
Art. 9º O Núcleo Específico (NE) é composto por atividades que contemplem as especificidades de formação profissional de cada curso de graduação da UEG, subdivididos em componentes curriculares condizentes com as DCN, e que consideram as especificidades de oferta do curso via PPC.
§1º Para ofertar o componente curricular/disciplinas do NE previsto no PPC devem constar 3 (três) obras para a bibliografia básica e 5 (cinco) obras atualizadas para a bibliografia complementar de cada disciplina.
§2º Os componentes curriculares dos NC e NM, com suas respectivas ementas e bibliografias constantes do Anexo II desta Resolução, deverão ser atualizados de acordo com a política de elaboração e implantação das matrizes curriculares dos PPC de graduação da UEG.
Art. 9º-A As disciplinas dos Núcleos Livre, Comum, Modalidade e Específico poderão ser ofertadas por meio do Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR).
Redação dada pela Resolução CsU n. 1103/2023
§ 1º A matrícula nas disciplinas de que trata o caput se dará mediante autorização prévia do coordenador setorial de curso, durante o período de matrícula, que se responsabilizará pela aplicação das provas, em conformidade com o calendário acadêmico do Cear, podendo delegar tal tarefa a outro docente.
Redação dada pela Resolução CsU n. 1103/2023
§ 2º O coordenador setorial deverá optar pela realização de provas online presencial ou impressa, observados a possibilidade de delegação e o seguinte:
I - caso opte pela realização das provas online presencial, o coordenador setorial, em consonância com a Coordenação da UnU/Câmpus, deverá garantir que sejam realizadas nos computadores da UnU/Câmpus;
II - caso opte pela realização das provas impressas, será de sua responsabilidade imprimi-las, aplicá-las e devolvê-las ao Cear para correção, em consonância com a Coordenação da UnU/Câmpus.
Redação dada pela Resolução CsU n. 1103/2023
Art. 10. Os casos omissos serão resolvidos pelos Institutos Acadêmicos e pela Pró-Reitoria de Graduação, conforme o caso.
ANEXO II
EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS
I) Disciplinas do NC que comporão as matrizes curriculares dos cursos de graduação da UEG:
1.1) Linguagem, Tecnologias e Produção Textual:
Ementa: Linguagem, processos comunicativos, formas e tecnologias. Práticas de leitura e interpretação de textos. Tipos e gêneros textuais. Produção de textos (planejamento, estrutura, microestrutura – coesão e macroestrutura – coerência) e construção (clareza, concisão, progressão). Aspectos gramaticais da produção de textos. Editoração de texto em ferramentas digitais. Plataformas educacionais (moodle, classroom, teams, meet, outros), aplicativos de mensagens, escrita dialógica, linguagem interativa, netiqueta, segurança na internet, plágio acadêmico.
Bibliografia Básica:
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26 ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006.
MARCUSHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
PLATÃO, F. FIORIN, J.L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2008.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, Maria Margarida de. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores / Maria Margarida de Andrade, Antônio Henriques. – 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 14 nov. 2018.
BELTRÃO, Odacir. Correspondência: linguagem & comunicação: oficial, empresarial, particular / Odacir Beltrão, Mariúsa Beltrão. – 24. ed. rev. e atual. por Mariúsa Beltrão. – São Paulo: Atlas, 2011. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 14 nov. 2018.
CUNHA, C.; CINTRA, L F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6ª ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 14 nov. 2018.
MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental / João Bosco Medeiros. – 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 14 nov. 2018.
PERISSÉ, Gabriel. A arte de ler, pensar e escrever. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2011. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 29 out. 2018.
1.2) Diversidade, Cidadania e Direitos:
Ementa: Diversidade – cultura, gênero, etnia, raça e desigualdades sociais e outras. Noções sobre formação da cultura brasileira. Relações étnico-raciais e análise crítica da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Respeito e valorização das diferenças culturais, sociais e individuais. Educação ambiental e sustentabilidade. Cidadania – concepções, garantias e práticas e educação em direitos humanos. Estado democrático de direito, democracia, movimentos sociais e cidadania. Constitucionalismo e direitos – concepções, violações, promoção, defesa e garantias. Evolução do conceito dos direitos de liberdade ao direito planetário.
Bibliografia Básica:
MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
SILVA, T.T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: UNIJUI, 2005.
Bibliografia Complementar:
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.
FLORES, J. Herrera. A (re)invenção dos direitos humanos. Florianópolis: IDHID, 2009.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira & Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CORREA, Maria Laetitia. Gestão, trabalho e cidadania: novas articulações / organizado por Solange Maria Pimenta, Maria Laetitia Corrêa. – Belo Horizonte: Autêntica/CEPEAD/FACE/ UFMG, 2001. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 13 nov. 2018.
CUNNINGHAM, Frank. Teorias da democracia [recurso eletrônico]: uma introdução crítica / Frank Cunningham; tradução Delmar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2009. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br. Acesso em: 13 nov. 2018.
II) Disciplinas do NM que comporão as matrizes curriculares dos cursos de graduação da UEG:
2.1 Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (IAEL):
2.1.1) Bacharelados:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
2.1.2) Licenciaturas:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Didática:
Ementa: Objeto da didática acerca do processo de ensino-aprendizagem. Teorias e tendências pedagógicas. Conceitos básicos de conteúdo, professor, aluno, contexto histórico-cultural e institucional. Condições de ensino e aprendizagem. Processo didático da seleção, análise e organização do conteúdo. Contextos sociais e vivências no processo ensino-aprendizagem. A elaboração de planos de aula.
Bibliografia Básica:
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. (org). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MARIN, Alda Junqueira. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira e Marin/UECE, 2015.
Bibliografia Complementar:
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. (org.). Alternativas no ensino de didática. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2012.
CRUZ, Gisele Barreto da. (et al) (org.). Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERG, 2014.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Trad. Vanise Pereira Dresch. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VEIGA, Ilma P. Alencastro. (org.). Didática: o ensino e suas relações. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério e Trabalho Pedagógico).
c) História da Educação:
Ementa: História da educação clássica, medieval e moderna como fenômeno social, cultural e político. A educação no Brasil. A educação em Goiás. O público, o privado e a formação docente na educação brasileira.
Bibliografia Básica:
BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. Estudos de história da educação de Goiás (1830-1930). Goiânia: Editora da PUC, 2011.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP, Autores Associados, 2011.
Bibliografia Complementar:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BUFFA, Ester. A Educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LOPES, Eliane Maria Teixeira. As origens da Educação Pública: a instrução na revolução burguesa do século XVIII. 1. ed., Belo Horizonte: Fino Traço, 2008.
LOPES, Eliane Maria Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.
d) Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS):
Ementa: História da educação especial. Paradigma Inclusivo. Legislação. Filosofias educacionais de atendimento a surdos. Cultura surda. Aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por meio da conversação e da interpretação.
Bibliografia Básica:
FELIPE, Tania A. LIBRAS em contexto: curso básico. 8. ed. Brasília: Ministério da Educação e desporto. Secretaria de Educação Especial, 2007.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Nelson.; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de LIBRAS 1: iniciante. 3. ed. Porto Alegre; Pallotti, 2008.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v 1. Brasília – DF: MEC/SEESP; 2002.
CAPOVILLA, Fernando Cesar. Dicionário da língua de sinais do Brasil. São Paulo: Edusp. 2017.
DISCINI, Norma. Comunicação nos textos: leitura, produção e exercícios. São Paulo: Contexto, 2015.
PASSARELLI, Lilian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. Niterói: Editora Telos, 2012.
QUADROS, Ronice. Muller. de.; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
e) Políticas Educacionais:
Ementa: Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação e documentos do currículo na educação brasileira. Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação.
Bibliografia Básica:
BARBOSA, Andréa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Tais Moura (org.). Políticas Educacionais: conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2013.
CARDOSO de Araujo, Gilda. Políticas educacionais e Estado Federativo. Curitiba: Appris, 2013.
SAVIANI, Demerval. A nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas – SP: Autores Associados, 2008
Bibliografia Complementar:
DALMON, Danilo Leite; CAETANO, Siqueira; BRAGA, Felipe Michel. (org). Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação. São Paulo: Editora SM, 2018.
GOUVEA, Andréa Barbosa; SOUSA, Ângelo Ricardo de. SILVEIRA, Adriana Dragone. Efetividade nas políticas educacionais do sistema de ensino brasileiro. Curitiba: Appris, 2016.
SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas-SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo)
f) Psicologia da Educação:
Ementa: Concepções e processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto da prática pedagógica. Teorias da aprendizagem. Processos cognitivos e desenvolvimento humano.
Bibliografia Básica:
CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
VYGOTSKY, Lev S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Bibliografia Complementar:
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. São Paulo: MacGrawHill, 1983.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. 1993.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3. ed. São Paulo: Summus, 2001.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
g) Sociologia da Educação:
Ementa: Sociologia e educação. Escola como instituição social. Percursos teóricos da sociologia da educação. Educação como processo social. Cultura e educação. O papel da educação na reprodução/transformação da sociedade. Estudos sociológicos da escola no Brasil.
Bibliografia Básica:
CARVALHO, Alonso Bezerra; SILVA, Wilson Calos Lima da. (org.) Sociologia e educação: interpretações e leituras. São Paulo: Avercamp, 2006.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6. ed. São Paulo: DP&A, 2007.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
Bibliografia Complementar:
DEMO, Pedro. Sociologia da educação: sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano Editora, 2004.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GOMES, Cândido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. São Paulo: EPU, 2005.
QUINTANEIRO, Tânia (et al). Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
TOSCANO, Moema. Sociologia educacional. Petrópolis: Vozes, 2001.
2.2) Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB):
2.2.1) Bacharelados:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Anatomia Humana I:
Ementa: Introdução geral à anatomia humana. Estudo dos sistemas esqueléticos, articular, muscular, nervoso e sensorial.
Bibliografia Básica:
DANGELO, J. C.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2011.
SOBOTTA. Atlas de Anatomia Humana [S. 2.]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
TORTORA, G. J; DERRICKSON, B.. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Bibliografia Complementar:
GILROY, A. M.; MACPHERSON, B. R.; ROSS, L. M. Atlas de Anatomia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
LAROSA, Paulo Ricardo R. Anatomia Humana - Texto e Atlas. Guanabara Koogan. 2016.
MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. 3 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013.
MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
SCHMIDT, Arthur Georg; PROSDÓCIMI, Fábio César Manual de Neuroanatomia Humana - Guia Prático. Roca, 2014.
c) Anatomia Humana II:
Ementa: Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestório, genital, urinário, endócrino e tegumentar.
Bibliografia Básica:
DANGELO, J. C.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2011.
SOBOTTA. Atlas de Anatomia Humana [S. 2.]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
TORTORA, G. J; DERRICKSON, B.. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Bibliografia Complementar:
GILROY, A. M.; MACPHERSON, B. R.; ROSS, L. M. Atlas de Anatomia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
HALL, Susan J. Biomecânica básica. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
LAROSA, Paulo Ricardo R. Anatomia Humana - Texto e Atlas. Guanabara Koogan. 2016.
MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
TORTORA, J, G., NIELSEN, T., M. Princípios de Anatomia Humana. 14 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
2.2.2) Licenciaturas:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Didática:
Ementa: Objeto da didática acerca do processo de ensino-aprendizagem. Teorias e tendências pedagógicas. Conceitos básicos de conteúdo, professor, aluno, contexto histórico-cultural e institucional. Condições de ensino e aprendizagem. Processo didático da seleção, análise e organização do conteúdo. Contextos sociais e vivências no processo ensino-aprendizagem. A elaboração de planos de aula.
Bibliografia Básica:
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. (org). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MARIN, Alda Junqueira. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira e Marin/UECE, 2015.
Bibliografia Complementar:
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. (org.). Alternativas no ensino de didática. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2012.
CRUZ, Gisele Barreto da. (et al) (org.). Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERG, 2014.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Trad. Vanise Pereira Dresch. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VEIGA, Ilma P. Alencastro. (org.). Didática: o ensino e suas relações. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério e Trabalho Pedagógico).
c) História da Educação:
Ementa: História da educação clássica, medieval e moderna como fenômeno social, cultural e político. A educação no Brasil. A educação em Goiás. O público, o privado e a formação docente na educação brasileira.
Bibliografia Básica:
BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. Estudos de história da educação de Goiás (1830-1930). Goiânia: Editora da PUC, 2011.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP, Autores Associados, 2011.
Bibliografia Complementar:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BUFFA, Ester. A Educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LOPES, Eliane Maria Teixeira. As origens da Educação Pública: a instrução na revolução burguesa do século XVIII. 1. ed., Belo Horizonte: Fino Traço, 2008.
LOPES, Eliane Maria Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.
d) Língua Brasileira de Sinais (Libras):
Ementa: História da educação especial. Paradigma Inclusivo. Legislação. Filosofias educacionais de atendimento a surdos. Cultura surda. Aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por meio da conversação e da interpretação.
Bibliografia Básica:
FELIPE, Tania A. LIBRAS em contexto: curso básico. 8. ed. Brasília: Ministério da Educação e desporto. Secretaria de Educação Especial, 2007.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Nelson.; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de LIBRAS 1: iniciante. 3. ed. Porto Alegre; Pallotti, 2008.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v 1. Brasília – DF: MEC/SEESP; 2002.
CAPOVILLA, Fernando Cesar. Dicionário da língua de sinais do Brasil. São Paulo: Edusp. 2017.
DISCINI, Norma. Comunicação nos textos: leitura, produção e exercícios. São Paulo: Contexto, 2015.
PASSARELLI, Lilian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. Niterói: Editora Telos, 2012.
QUADROS, Ronice. Muller. de.; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
e) Políticas Educacionais:
Ementa: Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação e documentos do currículo na educação brasileira. Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação.
Bibliografia Básica:
BARBOSA, Andréa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Tais Moura (org.). Políticas Educacionais: conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2013.
CARDOSO de Araujo, Gilda. Políticas educacionais e Estado Federativo. Curitiba: Appris, 2013.
SAVIANI, Demerval. A nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas – SP: Autores Associados, 2008
Bibliografia Complementar:
DALMON, Danilo Leite; CAETANO, Siqueira; BRAGA, Felipe Michel. (org). Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação. São Paulo: Editora SM, 2018.
GOUVEA, Andréa Barbosa; SOUSA, Ângelo Ricardo de. SILVEIRA, Adriana Dragone. Efetividade nas políticas educacionais do sistema de ensino brasileiro. Curitiba: Appris, 2016.
SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas-SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo)
f) Psicologia da Educação:
Ementa: Concepções e processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto da prática pedagógica. Teorias da aprendizagem. Processos cognitivos e desenvolvimento humano.
Bibliografia Básica:
CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
VYGOTSKY, Lev S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Bibliografia Complementar:
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. São Paulo: MacGrawHill, 1983.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. 1993.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3. ed. São Paulo: Summus, 2001.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
g) Sociologia da Educação:
Ementa: Sociologia e educação. Escola como instituição social. Percursos teóricos da sociologia da educação. Educação como processo social. Cultura e educação. O papel da educação na reprodução/transformação da sociedade. Estudos sociológicos da escola no Brasil.
Bibliografia Básica:
CARVALHO, Alonso Bezerra; SILVA, Wilson Calos Lima da. (org.) Sociologia e educação: interpretações e leituras. São Paulo: Avercamp, 2006.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6. ed. São Paulo: DP&A, 2007.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
Bibliografia Complementar:
DEMO, Pedro. Sociologia da educação: sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano Editora, 2004.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GOMES, Cândido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. São Paulo: EPU, 2005.
QUINTANEIRO, Tânia (et al). Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
TOSCANO, Moema. Sociologia educacional. Petrópolis: Vozes, 2001.
2.2.3) Superiores de Tecnologias:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Empreendedorismo:
Ementa: Empreendedorismo: conceitos, tipologia e características do comportamento empreendedor. Inovação. Modelos de Negócios. Plano de negócio.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo : Atlas, 2021. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597028089/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/22/18/2/2. Acesso em: 31 ago. 2022.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo : Empreende, 2018. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788566103076/pageid/4. Acesso em: 31 ago. 2022.
KURATKO, Donald F. Empreendedorismo, teoria, processo e prática. São Paulo: CENGAGE, 2017. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522125715/pageid/3. Acesso em: 31 ago. 2022.
c) Sociedade, Cultura e Tecnologia:
Ementa: Sociedade. Cultura. Transformações e Impactos pela Tecnologia.
Bibliografia Básica:
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
MATTOS, João Roberto Loureiro D.; GUIMARÃES, Leonam dos S. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2 ed. Editora Saraiva. 2013. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502178960/. Acesso em: 13 abr. 2022.
PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
2.3) Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas (IACT):
2.3.1) Bacharelados:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
2.3.2) Licenciaturas:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Didática:
Ementa: Objeto da didática acerca do processo de ensino-aprendizagem. Teorias e tendências pedagógicas. Conceitos básicos de conteúdo, professor, aluno, contexto histórico-cultural e institucional. Condições de ensino e aprendizagem. Processo didático da seleção, análise e organização do conteúdo. Contextos sociais e vivências no processo ensino-aprendizagem. A elaboração de planos de aula.
Bibliografia Básica:
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. (org). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MARIN, Alda Junqueira. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira e Marin/UECE, 2015.
Bibliografia Complementar:
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. (org.). Alternativas no ensino de didática. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2012.
CRUZ, Gisele Barreto da. (et al) (org.). Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERG, 2014.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Trad. Vanise Pereira Dresch. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VEIGA, Ilma P. Alencastro. (org.). Didática: o ensino e suas relações. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério e Trabalho Pedagógico).
c) História da Educação:
Ementa: História da educação clássica, medieval e moderna como fenômeno social, cultural e político. A educação no Brasil. A educação em Goiás. O público, o privado e a formação docente na educação brasileira.
Bibliografia Básica:
BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. Estudos de história da educação de Goiás (1830-1930). Goiânia: Editora da PUC, 2011.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP, Autores Associados, 2011.
Bibliografia Complementar:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BUFFA, Ester. A Educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LOPES, Eliane Maria Teixeira. As origens da Educação Pública: a instrução na revolução burguesa do século XVIII. 1. ed., Belo Horizonte: Fino Traço, 2008.
LOPES, Eliane Maria Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.
d) Língua Brasileira de Sinais (Libras):
Ementa: História da educação especial. Paradigma Inclusivo. Legislação. Filosofias educacionais de atendimento a surdos. Cultura surda. Aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por meio da conversação e da interpretação.
Bibliografia Básica:
FELIPE, Tania A. LIBRAS em contexto: curso básico. 8. ed. Brasília: Ministério da Educação e desporto. Secretaria de Educação Especial, 2007.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Nelson.; QUADROS, Ronice Muller de. Curso de LIBRAS 1: iniciante. 3. ed. Porto Alegre; Pallotti, 2008.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v 1. Brasília – DF: MEC/SEESP; 2002.
CAPOVILLA, Fernando Cesar. Dicionário da língua de sinais do Brasil. São Paulo: Edusp. 2017.
DISCINI, Norma. Comunicação nos textos: leitura, produção e exercícios. São Paulo: Contexto, 2015.
PASSARELLI, Lilian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. Niterói: Editora Telos, 2012.
QUADROS, Ronice. Muller. de.; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
e) Políticas Educacionais:
Ementa: Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação e documentos do currículo na educação brasileira. Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação.
Bibliografia Básica:
BARBOSA, Andréa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; TAVARES, Tais Moura (org.). Políticas Educacionais: conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2013.
CARDOSO de Araujo, Gilda. Políticas educacionais e Estado Federativo. Curitiba: Appris, 2013.
SAVIANI, Demerval. A nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas – SP: Autores Associados, 2008
Bibliografia Complementar:
DALMON, Danilo Leite; CAETANO, Siqueira; BRAGA, Felipe Michel. (org). Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação. São Paulo: Editora SM, 2018.
GOUVEA, Andréa Barbosa; SOUSA, Ângelo Ricardo de. SILVEIRA, Adriana Dragone. Efetividade nas políticas educacionais do sistema de ensino brasileiro. Curitiba: Appris, 2016.
SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas-SP: Autores Associados, 2014. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo)
f) Psicologia da Educação:
Ementa: Concepções e processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto da prática pedagógica. Teorias da aprendizagem. Processos cognitivos e desenvolvimento humano.
Bibliografia Básica:
CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
VYGOTSKY, Lev S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Bibliografia Complementar:
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. São Paulo: MacGrawHill, 1983.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. 1993.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3. ed. São Paulo: Summus, 2001.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
g) Sociologia da Educação:
Ementa: Sociologia e educação. Escola como instituição social. Percursos teóricos da sociologia da educação. Educação como processo social. Cultura e educação. O papel da educação na reprodução/transformação da sociedade. Estudos sociológicos da escola no Brasil.
Bibliografia Básica:
CARVALHO, Alonso Bezerra; SILVA, Wilson Calos Lima da. (org.) Sociologia e educação: interpretações e leituras. São Paulo: Avercamp, 2006.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6. ed. São Paulo: DP&A, 2007.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
Bibliografia Complementar:
DEMO, Pedro. Sociologia da educação: sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano Editora, 2004.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GOMES, Cândido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. São Paulo: EPU, 2005.
QUINTANEIRO, Tânia (et al). Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
TOSCANO, Moema. Sociologia educacional. Petrópolis: Vozes, 2001.
2.3.3) Superiores de Tecnologias:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Empreendedorismo:
Ementa: Empreendedorismo: conceitos, tipologia e características do comportamento empreendedor. Inovação. Modelos de Negócios. Plano de negócio.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo : Atlas, 2021. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597028089/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/22/18/2/2. Acesso em: 31 ago. 2022,
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo : Empreende, 2018. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788566103076/pageid/4. Acesso em: 31 ago. 2022,
KURATKO, Donald F. Empreendedorismo, teoria, processo e prática. São Paulo: CENGAGE, 2017. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522125715/pageid/3. Acesso em: 31 ago. 2022.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.
c) Sociedade, Cultura e Tecnologia:
Ementa: Sociedade. Cultura. Transformações e Impactos pela Tecnologia.
Bibliografia Básica:
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
MATTOS, João Roberto Loureiro D.; GUIMARÃES, Leonam dos S. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2 ed. Editora Saraiva. 2013. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502178960/. Acesso em: 13 abr. 2022.
PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.
2.4) Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA)
2.4.1) Bacharelados:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Fundamentos da Matemática:
Ementa: Frações e porcentagem, regra de três simples e composta, potenciação, radiciação, expressões algébricas, equação de primeiro e segundo graus, inequações de primeiro e segundo graus, logaritmos, conjuntos, conjuntos numéricos, função linear e quadrática.
Bibliografia Básica:
DA SILVA, Sebastião Medeiros; SILVA, Elio Medeiros; SILVA, Ermes Medeiros. Matemática Básica para Cursos Superiores. 2 ed. São Paulo : Grupo GEN, 2018. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597016659/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/20/10/1:20[664%2C-2]. Acesso em: 01 set. 2022.
HAZZAN, Samuel. Matemática Básica: Para Administração, Economia, Contabilidade e Negócios. São Paulo : Grupo GEN, 2021. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597027501/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:42. Acesso em: 05 ago. 2022.
TAN, S.T. Matemática aplicada a administração e economia. Tradução Fábio Armando Tal. 2 ed. São Paulo : Cengage Learning, 2011.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.
c) Fundamentos de Estatística:
Ementa: Conceitos; estatística descritiva; probabilidade e teste de hipótese; análise de variância; regressão linear; distribuição com duas variáveis aleatórias; análise gráfica.
Bibliografia Básica:
ANDERSON, David R. Estatística aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Cengage, 2019. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522128006/pageid/2. Acesso em: 01 set. 2022.
BELFIORE, Patrícia. Estatística aplicada à Administração, Contabilidade e Economia com Excell e SPSS. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2015. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595155596/epubcfi/6/8[%3Bvnd.vst.idref%3Dbody003]!/4/52/3:20[355%2C-8]. Acesso em: 01 set. 2022.
CRESPO, Antonio Arnot. Estatística fácil. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788502122345/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:36. Acesso em: 01 set. 2022.
2.4.2) Superiores de Tecnologias:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Empreendedorismo:
Ementa: Empreendedorismo: conceitos, tipologia e características do comportamento empreendedor. Inovação. Modelos de Negócios. Plano de negócio.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo : Atlas, 2021. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597028089/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/22/18/2/2. Acesso em: 31 ago. 2022.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo : Empreende, 2018. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788566103076/pageid/4. Acesso em: 31 ago. 2022.
KURATKO, Donald F. Empreendedorismo, teoria, processo e prática. São Paulo: CENGAGE, 2017. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522125715/pageid/3. Acesso em: 31 ago. 2022.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.
c) Sociedade, Cultura e Tecnologia:
Ementa: Sociedade. Cultura. Transformações e Impactos pela Tecnologia.
Bibliografia Básica:
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
MATTOS, João Roberto Loureiro D.; GUIMARÃES, Leonam dos S. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2 ed. Editora Saraiva. 2013. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502178960/. Acesso em: 13 abr. 2022.
PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.
2.5) Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade (IACAS):
2.5.1) Bacharelados:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Comunicação e Extensão Rural:
Ementa: Fundamentos da extensão rural. Comunicação para a prática da produção e da difusão de tecnologia para o setor agropecuário e florestal. Desenvolvimento de processo de transformação tecnológica e educacional no meio rural. Dimensões da extensão rural no Brasil. Institucionalização. Geração, difusão e adoção de tecnologias. Extensão como educação e prática social. Metodologia do trabalho extensionista. Diagnóstico e planejamento participativos. Metodologia de extensão rural.
Bibliografia Básica:
BRAGA, G. M.; KUNSCH, M. M. K. Comunicação rural: discurso e prática. Viçosa: Imprensa Universitária, 1993. 173 p.
SILVA, E.; SILVA, R. M. da; RONEI, G. A. A.; STEIN, T. Assistência técnica e extensão rural. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492168/pageid/1. Acesso em: 01 set. 2022.
SILVA, R. C. da. Extensão Rural. 1 ed. São Paulo: Erica, 2014. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536521541/pageid/1. Acesso em: 01 set. 2022.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Fundamentos teóricos, orientadores e procedimentos metodológicos para a construção de uma pedagogia de ATER. Brasília: MDA/SAF, 2010. 45p. Disponível em: www.mda.gov.br. Acesso em: 01 set. 2022.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Política Nacional de Assistência técnica e Extensão Rural. Brasília: MDA/SAF, 2010. 22 p. Disponível em: www.mda.gov.br. Acesso em: 01 set. 2022.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. 166 p.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 65 p.
SCHNEIDER, S. A pluriatividade da agricultura familiar. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 258 p.
c) Estatística Experimental:
Ementa: O papel da estatística na experimentação agropecuária. Planejamento experimental. Análise de variância. Os delineamentos experimentais inteiramente ao acaso, blocos casualizados e quadrado latino. Experimentos fatoriais. Uso de programas e aplicativos de análise estatística. Análise de regressão e correlação.
Bibliografia Básica:
BANZATTO, D. A; KRONKA, S. N. Experimentação agrícola. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 247 p.
FERREIRA, P. V. Estatística experimental aplicada às ciências agrárias. 1 ed. Viçosa: Editora UFV, 2018. 588 p.
GOTELLI, N. J.; ELLISON, A. M. Princípios de Estatística em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536324692/pageid/0. Acesso em: 01 set. 2022.
Bibliografia Complementar:
BALDI, B.; MOORE, D. M. A prática da estatística nas ciências da vida. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/978-85-216-2726-5/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2. Acesso em: 01 set. 2022.
BATTISTI, I. D. E.; SMOLSKI, F. M. S. (org.). Software R: Análise estatística de dados utilizando um programa livre. Bagé: Faith, 2019. Disponível em: http://www.editorafaith.com.br/ebooks/grat/978-85-68221-44-0.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.
FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522477937/pageid/0. Acesso em: 01 set. 2022.
GOMES, F. P. Curso de estatística experimental. 15 ed. Viçosa: Editora FEALQ, v. 451, 2009.
HINES, W. W.; MONTGOMERY, D. C.; GOLDSMAN, D. M.; BORROR, C. M. Probabilidade e estatística na engenharia. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/978-85-216-1953-6/pageid/0. Acesso em: 01 set. 2022.
d) Estatística Fundamental:
Ementa: Introdução à estatística. Descrição e exploração de dados. População e amostra. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e medidas de dispersão. Distribuição binomial, de Poisson e normal (Gauss). Noções de probabilidade. Teste de hipótese.
Bibliografia Básica:
BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 548 p.
CENTENO, A.J. Curso de estatística aplicada à biologia. 2 ed. Goiânia: UFG, 2002. 234 p.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 232 p.
Bibliografia Complementar:
BANZATTO, D. A.; KRONKA, S. N. Experimentação Agrícola. 4 ed. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 237 p.
CALLEGARI-JACQUES, S. M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2007. 255 p Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536311449/pageid/0. Acesso em: 01 set. 2022
GOMES, P. F. Curso de estatística experimental.15 ed. Piracicaba: FEALQ, 2009. 451 p.
OLIVEIRA, F. E. M. de. Estatística e Probabilidade. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 280 p.
SPIEGEL, M. R; STEPHENS, L. J. Estatística. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 600 p.
2.5.2) Superiores de Tecnologias:
a) Metodologia Científica:
Ementa: Formas de conhecimento filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da ciência. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa, delimitação do tema, identificação do problema e justificativa, formulação das hipóteses, determinação dos procedimentos metodológicos e elaboração do cronograma. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2021.
MORAIS, Itelvides José. As várias faces da ciência: sobre o sujeito, linguagem e a teoria como pontos de encontro dos diferentes ramos das ciências. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
Bibliografia Complementar:
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos / Universidade Estadual de Goiás – Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais. Anápolis, 2022. 179 p.: il.
b) Empreendedorismo:
Ementa: Empreendedorismo: conceitos, tipologia e características do comportamento empreendedor. Inovação. Modelos de Negócios. Plano de negócio.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo : Atlas, 2021. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597028089/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/22/18/2/2. Acesso em: 31 ago. 2022.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo : Empreende, 2018. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788566103076/pageid/4. Acesso em: 31 ago. 2022.
KURATKO, Donald F. Empreendedorismo, teoria, processo e prática. São Paulo: CENGAGE, 2017. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522125715/pageid/3. Acesso em: 31 ago. 2022.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.
c) Sociedade, Cultura e Tecnologia:
Ementa: Sociedade. Cultura. Transformações e Impactos pela Tecnologia.
Bibliografia Básica:
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
MATTOS, João Roberto Loureiro D.; GUIMARÃES, Leonam dos S. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2 ed. Editora Saraiva. 2013. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502178960/. Acesso em: 13 abr. 2022.
PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
A Bibliografia Complementar, com 5 (cinco) títulos, no mínimo, deverá ser inserida pelo docente responsável pela disciplina, no semestre de oferta, visando a atualização constante do Plano de Ensino.