O LUMINAV-UEG - Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da Unidade de Goiânia-Laranjeiras, sob coordenação da professora Geórgia Cynara, proporcionou a uma equipe de 20 estudantes do curso de Cinema e Ausiovisual conhecer, na prática, os fundamentos, etapas, importância e desafios da preservação audiovisual, em visita técnica inédita à Cinecolor Digital e à Cinemateca Brasileira (SP), realizada hoje, 28 de agosto - dia em que o laboratório completa 3 meses de existência. Os monitores tiveram a oportunidade de conhecer o cotidiano do trabalho do preservador audiovisual, além dos cuidados e processos envolvidos na preservação de filmes em pelicula e outras mídias. Questões éticas e técnicas do uso da tecnologia digital na preservação também foram abordadas, da digitalização à reconstrução de um filme.
Rompendo fronteiras - "O objetivo da viagem - que é inédita em quase 20 anos do curso de Cinema e Audiivisual - foi aprofundar a sensibilização da equipe do LUMINAV para a importância da preservação audiovisual, promovendo o contato dos estudantes com práticas cotidianas e protocolos internacionais, para que possamos adaptar alguns desses procedimentos para a realidade do laboratório em Goiás", afirma a coordenadora Geórgia Cynara.
A dupla visita técnica articula as disciplinas sob responsabilidade dela neste semestre do curso de Cinema e Audiovisual: Realidade Regional do Audiovisual e Narrativas Sonoras. "Metade da equipe conhecia São Paulo, e todos esses estudantes pisaram na Cinecolor e na Cinemateca pela primeira vez. Como resultado, temos uma equipe mais unida e ciente da responsabilidade que temos de cuidar mais e melhor da cinematografia goiana", reforça a professora.
Itinerário - A equipe do LUMINAV começou o dia visitando a Cinecolor Digital, que oferece, desde 2012, serviços de pós-produção, e atende todo o processo de finalização orientado aos mercados de cinema, televisão e publicidade. Foram visitadas as salas de correção de cor, efeitos digitais, edição, conformação online, masterização, restauração e remasterização, contribuindo para o contato dos monitores com profissionais de ponta da área de pós-produção cinematográfica no Brasil.
LUMINAV-UEG: parte da equipe na Cinecolor Digital
À tarde, a visita percorreu as áreas técnicas da Cinemateca Brasileira – Centro de Documentação e Pesquisa, Preservação de Filmes e Laboratório de Imagem e Som. Foram apresentados equipamentos, documentos, materiais e fluxos de trabalho, permitindo a representantes do LUMINAV conhecerem por dentro as atividades desempenhadas pela Cinemateca Brasileira para preservação e difusão do patrimônio audiovisual do país.
LUMINAV-UEG: equipe na Cinemateca Brasileira