Teve início na manhã desta quarta-feira, 14, no Câmpus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás (CET|UEG), em Anápolis, e segue até amanhã, 15 de maio, o IV Simpósio em Engenharia Agrícola (Simpea), que este ano traz o tema "Cerrado 2030: tecnologias e estratégias para um Agro sustentável".
Estiveram presentes na abertura do evento a professora Roberta Passini, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola (PPGEA|UEG) e coordenadora do IV Simpea; o reitor em exercício da UEG, prof. Raoni Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Claudio Stacheira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; o coordenador do Câmpus Central, prof. Elton Fialho; e a coordenadora do PPGEA|UEG, profa. Gisele Carneiro.
Durante sua fala, o prof. Raoni Ribeiro deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância e contemporaneidade do tema central do simpósio, ressaltando os avanços tecnológicos no campo agropecuário, que devem ser oportunizados em consonância com a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da sociedade.
O IV Simpea é promovido pelo PPGEA|UEG, com apoio do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade, e aborda questões como a evolução do agro no Cerrado, perspectivas da COP30, mudança climáticas, o uso de IA na agricultura, sistemas de cultivos de baixo carbono, irrigação eficiente, questões ESG na produção animal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
De acordo com a professora Roberta Passini, docente do curso de Engenharia Agrícola e do PPGEA|UEG e coordenadora do IV Simpea, o evento traz desafios e oportunidades, já que lança um olhar sobre a biodiversidade, a responsabilidade ambiental, enquanto traz o Cerrado como setor de produção de alimentos. "É uma oportunidade de discutirmos esses assuntos com profissionais renomados da área e para os alunos trocarem informações, conhecimentos, para conseguirmos, juntos, criar estratégias para promover um desenvolvimento sustentável e com responsabilidade", explica.
Antônio Oliveira, discente do PPGEA|UEG, conta que o IV Simpea é um momento para criar conexões e discutir assuntos relevantes para sua formação. "É um intercâmbio de conhecimentos com profissionais altamente qualificados, com experiência no mercado, e isso, com certeza, vai acrescentar à minha formação e ao programa de mestrado", afirma.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e exposições tecnológicas, promovendo a troca de conhecimentos entre academia, setor produtivo e sociedade civil. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 14. Para participar, basta acessar o site Eventos da UEG.
Confira abaixo a programação completa do IV Simpea:
(Comunicação Setorial|UEG)