IV Encontro de Educação Histórica e Diversidade

Data do evento: 10/11/2025 - 13/11/2025
Horário: 19:00

Resumo:
O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

 

 

O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade, discuti a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia é discutir os elementos da consciência histórica ancorada à luz das teorias de Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Martins e Schmidt (2011), entendendo que o conhecimento histórico possui sua função social. Por sua vez, a função social da Educação em uma perspectiva histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura/Linguística, das Ciências Humanas e da Educação/ Pedagogia, para a vida e para a convivência em sociedade, fator importante para superar as formas de preconceito e discriminação, seja no âmbito da multiculturalidade, da educação e da cultura popular.

REFERÊNCIAS


SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.

RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

REALIZAÇÃO


Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.

◉ Coordenação e Organização do evento: Unidade Universitária de Jussara e Curso de Licenciatura em Pedagogia.
◉ Formato: Presencial.
◉ Periodicidade: Anual.

PÚBLICO-ALVO


O evento tem como objetivo reunir estudantes de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento bem como pesquisadores e estudiosos das Ciências Humanas, Ciências Sociais e outras. Visa fomentar discussões com professores das redes públicas e privadas, gestores e demais profissionais da área da educação.

PROGRAMAÇÃO

 

➤ 10 de novembro
(segunda-feira)

➤ 11 de novembro
(terça-feira)

➤ 12 de novembro
(quarta-feira)

➤ 13 de novembro
(quinta-feira)

Matutino: das 7 às 11h
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Matutino: das 7 às 11h
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Matutino: das 7 às 11h
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Matutino: das 7 às 11h
◉ Seminários de Pesquisa.

Vespertino: das 13 às 17h
◉ Seminários de Pesquisa.

Vespertino: das 13 às 17h
◉ Seminários de Pesquisa.

Vespertino: das 13 às 17h
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Vespertino: das 13 às 17h
◉ Seminários de Pesquisa.

Noturno: às 19h
◉ Apresentação Cultural:
Projeto de Extensão 'Capoeira na UEG'.

Noturno: às 19h30min
◉ Palestra de abertura:
Tema: Literatura e Educação Decolonial:
(Re)Existências no Currículo Escolar.

Com: Profa. Dra. Analice de Sousa Gomes (UFG).

Noturno: às 19h
◉ Simpósio temático com
apresentação de comunicações orais.

Noturno: às 19h
◉ Palestra de encerramento.
Tema: Por uma cidade das crianças:
o urbano como território de infâncias e diversidade.
Com: Prof. Dr. Vinícius Polzin Druciaki (UNESP).

Noturno: às 19h
◉ Seminários de Pesquisa.

 

INSCRIÇÕES


◉ 
Taxa de inscrição (ouvintes e/ou comunicadores): R$ 40.

◎ Para a efetivação da inscrição o participante deve realizar o pagamento na seguinte conta:
Chave PIX: 62981332567 Renata Herwig de Moraes Souza.
◎ Preencher o formulário, anexar o comprovante PIX e o Resumo Simples;
◎ O formulário está disponível aqui: < INSCRIÇÃO >.

Período de inscrição para ouvintes: 25/09 a 07/11/2025.
Período de inscrição para comunicações: 25/09 a 24/10/2025.
Emissão de Carta Aceite: até 31/10/2025.
Último prazo para o envio dos textos para participação e comunicação em Simpósio Temático: até 24/10/2025.

INFORMAÇÕES GERAIS

Modalidades de publicação:
◎ Relato de Experiência;
◎ Resumo Expandido.

Categorias aptas para submissão de trabalhos:
◎ Estudantes de Graduação e de Pós-graduação;
◎ Professores da Educação Básica, do Ensino Médio e da Educação Superior;
◎ Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior;
◎ Profissionais da Educação.

◉ Quantidade de trabalhos para Comunicação em Simpósio Temático:
◎ Trabalhos como autor principal: no máximo 02 (dois);

◎ Participação em trabalhos: no máximo 5 (cinco), incluindo autor, coautores, colaboradores e outros, exceto orientador.

Autoria e submissão de trabalhos para publicação nos Anais do Evento.
Para submissão de propostas, os autores precisam verificar a conformidade da submissão, as normas e as diretrizes do evento. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as diretrizes serão devolvidos aos autores.
◎ O autor principal que submeter o trabalho, poderá selecionar os coautores no limite de cada modalidade de publicação;
◎ O orientador deve ser citado e identificado em nota de rodapé em trabalhos que são frutos de orientação;
◎ No momento da inscrição, o autor deve enviar o Resumo Expandido ou Relato de Experiência;
◎ Somente serão publicados os Relatos de Experiência ou Resumos Expandidos que forem apresentados nas formas de comunicações orais e nos simpósios temáticos;
◎ Os textos para a publicação deverão respeitar as normas estabelecidas nos Anais do Evento;
◎ Somente os Trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados.
◎ O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores: o Autor, o Coautor ou o orientador;
◎ A apresentação do trabalho e o uso de recursos midiáticos são de total responsabilidade do autor e coautores;
◎ Os participantes devem utilizar o template disponibilizado no site do evento;
◎ O tempo estipulado para as apresentações são 15 minutos, (10 minutos para apresentação e 05 minutos para discussão);
◎ As informações (data, local e horário) serão disponibilizadas no site do evento, após o resultado final das submissões;
◎ Todos precisam efetuar e pagar a taxa de inscrição, até a data limite da última chamada quando for o caso.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - DIRETRIZES PARA A PUBLICAÇÃO


Formato do Resumo Expandido ou Relato de Experiência
Importante: Apenas trabalhos em formato de Resumo Expandido ou Relato de Experiência que obedecerem às diretrizes, serão selecionados para a comunicação Oral e Simpósio Temático.
Formato do texto:
● Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman;
● TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas e alinhamento centralizado. Deixe uma linha em branco;
● Logo em seguida: Autores, coautores e orientador: insira o nome completo do autor; dos coautores e do orientador (quando for o caso), um para cada linha;
● Apenas as iniciais devem vir em maiúsculas, alinhar à direita, com tamanho 12;
● Inserir o vínculo institucional, a formação e os e-mails em nota de rodapé, tamanho 10, alinhado e justificado;
● Deixe uma linha em branco. Inserir uma segunda nota em de rodapé, tamanho 10, que qualifique se o Resumo Expandido ou Relato de Experiência é: resultado de projeto de pesquisa, projeto de ensino, projeto de extensão ou outra atividade acadêmica, prática, de ensino ou de pesquisa;
● Quando houver financiamento, indique o órgão de fomento;
● Na sequência: no Resumo o autor deverá construí-lo em um único parágrafo de 100 a 250 palavras. Sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza, deve conter a síntese do trabalho. Constar o referencial teórico-metodológico, principais resultados, o objeto, o objetivo do trabalho e a problemática discutida ou trabalhada. Logo abaixo do resumo, figuram-se as palavras-chave. Tanto o termo ‘Resumo’, como ‘Palavras-chave’ deverá ser grafado em negrito. Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5.
● A produção deverá conter no mínimo 02 e no máximo 05 páginas. O texto deve ter a formatação: justificado, regular/normal, fonte tamanho 12, formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas;
● O texto precisa apresentar o referencial teórico, o objeto de estudo, a metodologia, os resultados e as discussões, as considerações finais, os agradecimentos (opcional) e as referências;
● Não poderá ser utilizado: tabelas, gráficos, fotos, imagens, fórmulas e outros que não apresentem a referência por escrito ou endereço eletrônico.
● Palavras-chave: Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5. Deixar 01 linha em branco;
● Agradecimentos: De caráter opcional. Quando houver agência de fomento, é preciso citar;
● Referências: apresentar apenas as referências utilizadas no resumo expandido.
Formato:
● O arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB;
● O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório;
● O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Importante:
◎ Os Resumos Expandidos ou Relatos de Experiência de atividades como: Subprojetos / Núcleo PIBID, Programas de Bolsas da Graduação ou Pós-graduação, remuneradas ou não, devem ser escritos em coautoria com Supervisor/Preceptor, Coordenador de área/Docente orientador e/ou Tutor/Orientador;
◎ As notas de rodapé devem ser usadas somente em caráter explicativo, inseridas automaticamente, tamanho 10, Times New Roman, espaçamento 1,0;
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT;
◎Nos termos estrangeiros, utilize itálico. Os títulos de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT;
◎ Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes;
◎ Enviar os textos devidamente revisados.
 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS


◎ Simpósio Temático I – Educação, História, Diversidade e Literatura / Linguagens.

RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal no que refere ao tema da diversidade, do ensino, da educação e formação nos mais variados níveis e lugares. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam dos conceitos, das categorias afins e pressupostos, constituidores da problemática da função social da história, do ensino, do conhecimento e da educação, seja em âmbito formal, não- formal ou informal. Buscamos ainda discussões sobre as questões de Língua, Literatura e Ensino. Dessa forma, são aceitas pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, fundamentadas em diferentes vieses teóricos, que abordam as questões de ensino de línguas e literatura. Os trabalhos precisam ou podem contemplar o fazer pedagógico e a prática em sala de aula, bem como pesquisas com abordagens teóricas, nas áreas do ensino. Os trabalhos da área de literatura devem primar por diferentes abordagens teóricas, que versam sobre a prática docente do professor de literaturas, de línguas, história e outras áreas, seja contemplando abordagens tradicionais ou críticas vigentes na contemporaneidade.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1998.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LAGO, N. A. Literature and Collaboration in the English language classroom in pandemic times. Signótica (UFG), v. 35, p. 1-28, 2023.
EAGLETON, T. Teoria da literatura. Martins Fontes: São Paulo, 2006.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
FISH, S. Is there a text in this class. Harvard: Massachusetts, 1987.
RESENDE, V. de. M; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2022.
ZILBERMAN, R. A Estética da Recepção e o acolhimento brasileiro. MOARA - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, [s. l.], n. 12, p. 7-17, jul. 2016.
ZILBERMAN, R. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

Coordenador do ST1: Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes.

Comunicadores:
1) MINHA EXPERIÊNCIA NA ROTINA ESCOLAR
Márcia Flauyzia Oliveira Marques
2) VIVÊNCIAS NO PIBID DA UEG JUSSARA
Kárita Mayara Ferreira Lopes
3) MINHA TRAGETÓRIA COMO BOLSISTA DO PIBID
Ana Caruline Bueno Lopes
4) PIBID E ALGUMAS PRÁTICA SIGNIFICATIVAS
Rayanne Gabriela Fagundes Ribeiro
5) PIBID UM RELATO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Deivilene Félix de Moura
6) FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO PIBID
Steffany Silva Andrade
7) GOVERNAR PELA DISCIPLINA: A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM GOIÁS
Jéssika Aparecida Santos Ferreira
8) CAPOEIRA E EDUCAÇÃO: CORPO, CULTURA E TRANSFORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Lucilene dos Reis Correia
9) A POESIA LÍRICA CONTEMPORÂNEA: CONSTRUÇÃO DA SENSIBILIDADE FEMININA NO POEMA “INSUBMISSÃO”, DE MARIA HELENA CHEIN
Jéssica Silva de Oliveira
10) ESCREVIVÊNCIAS DE MERENDEIRAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE BRANQUITUDE E NEGRITUDE NO ESPAÇO ESCOLAR
Sadrack Oliveira Alves
11) ANÁLISE DISCURSIVA DE MULHERES AUTODECLARADAS NEGRAS E SEUS CABELOS CRESPOS/CACHEADOS/ALISADOS: RACISMO, AUTOESTIMA E PODER SOCIAL
Guilherme Rodrigues Viana

◎ Simpósio Temático II – Educação, Prática Docente, Ensino e Língua.
RESUMO: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes. Ainda aceita trabalhos que contemplem o fazer pedagógico, prática em sala de aula, a gestão escolar e outros que contemplem o universos do ensino, da aprendizagem e da educação do modo geral. São bem-vindas as pesquisas com abordagens teóricas, nas áreas de gramática, discurso, pragmática, leitura e escrita em língua portuguesa ou línguas adicionais. Que tratem das diferentes abordagens teóricas, sejam as tradicionais, críticas, modernas ou pós-modernas.

REFERÊNCIAS
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
MORAN, J. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L. NETO, A. T. TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
SOUZA, R. C. C. R. de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, V. S. (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
SANTOS, S. P. dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, V. S. (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1998.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LAGO, N. A. Literature and Collaboration in the English language classroom in pandemic times. Signótica (UFG), v. 35, p. 1-28, 2023.
GERALDI, J. W. Aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editora, 2015.
NEVES, M. H. de M. Ensino de língua e vivência de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Contexto, 2010.
NEVES, M. H. de M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2016.
RAJAGOPALAN, K. Prefácio. In: SATO, D. T. B. E BATISTA JR. R. L. Contribuições da análise de discurso crítica no Brasil: uma homenagem a Izabel Magalhães. Campinas: Pontes, 2004.
RESENDE, V. de. M; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2022.

Coordenadora do ST2-A: Profa. Doutoranda Renata Herwig de Moraes Souza.

Comunicadores:
1) MINHA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PIBID
Samara Silva Borges
2) EXPERIÊNCIA COM A LEITURA E A ESCRITA NO PIBID
Rarielly Borges da Cruz
3) MINHA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID
Silésia Maria de Araújo
4) VIVÊNCIAS DO PIBID EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Áquila Gabriely Fernandes Costa
5) PRÁTICAS, TEORIAS E OBSERVAÇÕES NO PIBID
Maria Luiza de Carvalho Oliveira
6) VIVÊNCIAS DO PIBID: SEMI – REGÊNCIA
Anna Júlia Dias de Souza
7) EXPERIÊNCIA NO PIBID
Janete Caixeta de Oliveira
8) UMA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PIBID
Enedina Lopes Silva
9) O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
Neirielly de Lima Ferreira
10) CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Geovanna Alves Souza

Coordenadora do ST2-B: Profa. Doutoranda Warlete Cristina de Oliveira.

Comunicadores:
1) RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO SUPERVISORA NO PIBID
Carmem Castro e Silva Lemes
2) MEU RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID
Maria Clara de Moura Hosokawa Pinheiro
3) MINHA EXPERIENCIA NO PIBID.
Lorena do Amor Lima.
4) A PRÁTICA DE ENSINO E O PROBLEMA DA FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA: a disparidade entre Didática e o fazer-filosófico.
Alexandre Batista do Nascimento1
5) VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Juliana Silva Oliveira
6) COMPETÊNCIA LEITORA: Conceitos, desafios e análise dos dados do SAEGO sobre o 2o ano do ensino fundamental das escolas públicas de Jussara-GO
Vitória Reis de Jesus
7) BOLSISTA DO PIBID: ALGUMA EXPERIÊNCIAS
Rayane de Jesus Rocha
8) AS QUESTÕES DO ESTEREÓTIPO DE GÊNERO
Crislaine Dias de Oliveira Lopes
9) ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: ABORDAGENS PARA O ENSINO MÉDIO
Marlon Teixeira de Faria

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