Resumo: O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade.
O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade, discuti a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia é discutir os elementos da consciência histórica ancorada à luz das teorias de Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Martins e Schmidt (2011), entendendo que o conhecimento histórico possui sua função social. Por sua vez, a função social da Educação em uma perspectiva histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura/Linguística, das Ciências Humanas e da Educação/ Pedagogia, para a vida e para a convivência em sociedade, fator importante para superar as formas de preconceito e discriminação, seja no âmbito da multiculturalidade, da educação e da cultura popular.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.
Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.
◉ Coordenação e Organização do evento: Unidade Universitária de Jussara e Curso de Licenciatura em Pedagogia.
◉ Formato: Presencial.
◉ Periodicidade: Anual.
O evento tem como objetivo reunir estudantes de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento bem como pesquisadores e estudiosos das Ciências Humanas, Ciências Sociais e outras. Visa fomentar discussões com professores das redes públicas e privadas, gestores e demais profissionais da área da educação.
➤ 10 de novembro |
➤ 11 de novembro |
➤ 12 de novembro |
➤ 13 de novembro |
Matutino: das 7 às 11h |
Matutino: das 7 às 11h |
Matutino: das 7 às 11h |
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Vespertino: das 13 às 17h |
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Noturno: às 19h |
Noturno: às 19h |
Noturno: às 19h |
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◉ Taxa de inscrição (ouvintes e/ou comunicadores): R$ 40.
◎ Para a efetivação da inscrição o participante deve realizar o pagamento na seguinte conta:
Chave PIX: 62981332567 Renata Herwig de Moraes Souza.
◎ Preencher o formulário, anexar o comprovante PIX e o Resumo Simples;
◎ O formulário está disponível aqui: < INSCRIÇÃO >.
◎ Período de inscrição para ouvintes: 25/09 a 07/11/2025.
◎ Período de inscrição para comunicações: 25/09 a 24/10/2025.
◎ Emissão de Carta Aceite: até 31/10/2025.
◎ Último prazo para o envio dos textos para participação e comunicação em Simpósio Temático: até 24/10/2025.
INFORMAÇÕES GERAIS
◉ Modalidades de publicação:
◎ Relato de Experiência;
◎ Resumo Expandido.
◉ Categorias aptas para submissão de trabalhos:
◎ Estudantes de Graduação e de Pós-graduação;
◎ Professores da Educação Básica, do Ensino Médio e da Educação Superior;
◎ Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior;
◎ Profissionais da Educação.
◉ Quantidade de trabalhos para Comunicação em Simpósio Temático:
◎ Trabalhos como autor principal: no máximo 02 (dois);
◎ Participação em trabalhos: no máximo 5 (cinco), incluindo autor, coautores, colaboradores e outros, exceto orientador.
◉ Autoria e submissão de trabalhos para publicação nos Anais do Evento.
Para submissão de propostas, os autores precisam verificar a conformidade da submissão, as normas e as diretrizes do evento. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as diretrizes serão devolvidos aos autores.
◎ O autor principal que submeter o trabalho, poderá selecionar os coautores no limite de cada modalidade de publicação;
◎ O orientador deve ser citado e identificado em nota de rodapé em trabalhos que são frutos de orientação;
◎ No momento da inscrição, o autor deve enviar o Resumo Expandido ou Relato de Experiência;
◎ Somente serão publicados os Relatos de Experiência ou Resumos Expandidos que forem apresentados nas formas de comunicações orais e nos simpósios temáticos;
◎ Os textos para a publicação deverão respeitar as normas estabelecidas nos Anais do Evento;
◎ Somente os Trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados.
◎ O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores: o Autor, o Coautor ou o orientador;
◎ A apresentação do trabalho e o uso de recursos midiáticos são de total responsabilidade do autor e coautores;
◎ Os participantes devem utilizar o template disponibilizado no site do evento;
◎ O tempo estipulado para as apresentações são 15 minutos, (10 minutos para apresentação e 05 minutos para discussão);
◎ As informações (data, local e horário) serão disponibilizadas no site do evento, após o resultado final das submissões;
◎ Todos precisam efetuar e pagar a taxa de inscrição, até a data limite da última chamada quando for o caso.
◉ Formato do Resumo Expandido ou Relato de Experiência
Importante: Apenas trabalhos em formato de Resumo Expandido ou Relato de Experiência que obedecerem às diretrizes, serão selecionados para a comunicação Oral e Simpósio Temático.
◎ Formato do texto:
● Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman;
● TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas e alinhamento centralizado. Deixe uma linha em branco;
● Logo em seguida: Autores, coautores e orientador: insira o nome completo do autor; dos coautores e do orientador (quando for o caso), um para cada linha;
● Apenas as iniciais devem vir em maiúsculas, alinhar à direita, com tamanho 12;
● Inserir o vínculo institucional, a formação e os e-mails em nota de rodapé, tamanho 10, alinhado e justificado;
● Deixe uma linha em branco. Inserir uma segunda nota em de rodapé, tamanho 10, que qualifique se o Resumo Expandido ou Relato de Experiência é: resultado de projeto de pesquisa, projeto de ensino, projeto de extensão ou outra atividade acadêmica, prática, de ensino ou de pesquisa;
● Quando houver financiamento, indique o órgão de fomento;
● Na sequência: no Resumo o autor deverá construí-lo em um único parágrafo de 100 a 250 palavras. Sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza, deve conter a síntese do trabalho. Constar o referencial teórico-metodológico, principais resultados, o objeto, o objetivo do trabalho e a problemática discutida ou trabalhada. Logo abaixo do resumo, figuram-se as palavras-chave. Tanto o termo ‘Resumo’, como ‘Palavras-chave’ deverá ser grafado em negrito. Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5.
● A produção deverá conter no mínimo 02 e no máximo 05 páginas. O texto deve ter a formatação: justificado, regular/normal, fonte tamanho 12, formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas;
● O texto precisa apresentar o referencial teórico, o objeto de estudo, a metodologia, os resultados e as discussões, as considerações finais, os agradecimentos (opcional) e as referências;
● Não poderá ser utilizado: tabelas, gráficos, fotos, imagens, fórmulas e outros que não apresentem a referência por escrito ou endereço eletrônico.
● Palavras-chave: Recomenda-se o uso de três a cinco palavras-chave. Exemplo: Palavras-Chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5. Deixar 01 linha em branco;
● Agradecimentos: De caráter opcional. Quando houver agência de fomento, é preciso citar;
● Referências: apresentar apenas as referências utilizadas no resumo expandido.
◎ Formato:
● O arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB;
● O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório;
● O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
◉ Importante:
◎ Os Resumos Expandidos ou Relatos de Experiência de atividades como: Subprojetos / Núcleo PIBID, Programas de Bolsas da Graduação ou Pós-graduação, remuneradas ou não, devem ser escritos em coautoria com Supervisor/Preceptor, Coordenador de área/Docente orientador e/ou Tutor/Orientador;
◎ As notas de rodapé devem ser usadas somente em caráter explicativo, inseridas automaticamente, tamanho 10, Times New Roman, espaçamento 1,0;
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT;
◎Nos termos estrangeiros, utilize itálico. Os títulos de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT;
◎ Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes;
◎ Enviar os textos devidamente revisados.
◎ Simpósio Temático I – Educação, História, Diversidade e Literatura / Linguagens.
RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal no que refere ao tema da diversidade, do ensino, da educação e formação nos mais variados níveis e lugares. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam dos conceitos, das categorias afins e pressupostos, constituidores da problemática da função social da história, do ensino, do conhecimento e da educação, seja em âmbito formal, não- formal ou informal. Buscamos ainda discussões sobre as questões de Língua, Literatura e Ensino. Dessa forma, são aceitas pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, fundamentadas em diferentes vieses teóricos, que abordam as questões de ensino de línguas e literatura. Os trabalhos precisam ou podem contemplar o fazer pedagógico e a prática em sala de aula, bem como pesquisas com abordagens teóricas, nas áreas do ensino. Os trabalhos da área de literatura devem primar por diferentes abordagens teóricas, que versam sobre a prática docente do professor de literaturas, de línguas, história e outras áreas, seja contemplando abordagens tradicionais ou críticas vigentes na contemporaneidade.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1998.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LAGO, N. A. Literature and Collaboration in the English language classroom in pandemic times. Signótica (UFG), v. 35, p. 1-28, 2023.
EAGLETON, T. Teoria da literatura. Martins Fontes: São Paulo, 2006.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
FISH, S. Is there a text in this class. Harvard: Massachusetts, 1987.
RESENDE, V. de. M; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2022.
ZILBERMAN, R. A Estética da Recepção e o acolhimento brasileiro. MOARA - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, [s. l.], n. 12, p. 7-17, jul. 2016.
ZILBERMAN, R. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.
Coordenadores: Docentes de Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás.
◎ Simpósio Temático II – Educação, Prática Docente, Ensino e Língua.
RESUMO: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes. Ainda aceita trabalhos que contemplem o fazer pedagógico, prática em sala de aula, a gestão escolar e outros que contemplem o universos do ensino, da aprendizagem e da educação do modo geral. São bem-vindas as pesquisas com abordagens teóricas, nas áreas de gramática, discurso, pragmática, leitura e escrita em língua portuguesa ou línguas adicionais. Que tratem das diferentes abordagens teóricas, sejam as tradicionais, críticas, modernas ou pós-modernas.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
MORAN, J. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L. NETO, A. T. TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
SOUZA, R. C. C. R. de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, V. S. (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
SANTOS, S. P. dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, V. S. (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1998.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q.; LAGO, N. A. Literature and Collaboration in the English language classroom in pandemic times. Signótica (UFG), v. 35, p. 1-28, 2023.
GERALDI, J. W. Aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editora, 2015.
NEVES, M. H. de M. Ensino de língua e vivência de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Contexto, 2010.
NEVES, M. H. de M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2016.
RAJAGOPALAN, K. Prefácio. In: SATO, D. T. B. E BATISTA JR. R. L. Contribuições da análise de discurso crítica no Brasil: uma homenagem a Izabel Magalhães. Campinas: Pontes, 2004.
RESENDE, V. de. M; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2022.
Coordenadores: Docentes de Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás.