I Encontro de Educação Histórica e Diversidade

Data do evento: 29/11/2022 - 03/12/2022
Horário: 19:00

Resumo:
Reunião de pesquisadores que se preocupam com a história enquanto conhecimento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

→CERTIFICADOS←

 

 

APRESENTAÇÃO

O evento busca reunir pesquisadores que se preocupam com a história enquanto conhecimento. Logo, desenvolver o pensamento histórico, a formação da consciência histórica e os processos que envolvem a aprendizagem histórica com foco na diversidade, constitui nosso tema central. Para pensar na Educação Histórica e Diversidade ancoramos em Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011). Na visão dos pesquisadores, a função social da Educação Histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade cultural e a possibilidade de compreensão do universo cultural historicamente constituído. Nesses termos, as mesas e os simpósios temáticos abrem horizontes de discussão que permitem refletir sobre o papel da Educação histórica para a vida e para a convivência em sociedade. Fator importante para perceber as diferenças, respeitar o outro, a diversidade e superar as formas de preconceito e discriminação.

 

PÚBLICO-ALVO

O evento quer reunir um público heterogêneo. Estudantes que cursam a Licenciatura; as diversas áreas de conhecimento e outras IES. Pesquisadores e estudiosos da história e áreas afins; professores das redes pública e privada; estudantes egressos; estudantes de Pós-Graduação; gestores e demais profissionais da área da educação.

 

COORDENADORES 

Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC-GO).
Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC/GO).
Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/UFG). 

REALIZAÇÃO 

Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da PUC Goiás.
Universidade Estadual de Goiás / Câmpus Cora Coralina / Unidade Universitária de Jussara.

 

FORMATO

 Presencial.

 

PROGRAMAÇÃO

▷ 30 de novembro de 2022.
19h. UnU/Jussara.

□ Mesa I Educação Histórica, Patrimônio e história regional.

Prof. Marlon Teixeira de Faria (UEG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/1472960833151921
“Entre narrativas e simbolismos: o distrito de Águas de São João e suas águas sulfurosas”

Prof. Wanderson Claudio da Silva (UFG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/0663024158987870
"Os desafios do uso dos filmes nas aulas de história: o uso da história regional."

▷ 01 de dezembro de 2022.
19h. UnU/Jussara.

□ Mesa II – História, performance e ditadura.

Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC /GO).
CV: http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
"História e Performances culturais: ampliação de interfaces de estudos e pesquisas."

Prof.ª Dayse de Jesus Rocha (UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/6460247420974263
"Isaura Botelho: bordados e tortura na Ditadura Militar Brasileira - 1964-1985."

▷ 29 de novembro de 2022. 02 de dezembro de 2022
19h. UnU/Jussara.
 

□ Mesa III Educação, mulheres e História.

 Prof.ª Jéssika Aparecida Santos Ferreira (UEG/Col. Objetivo).
CV: http://lattes.cnpq.br/9092830870581378
"A construção da identidade da mulher negra: um olhar sobre o conto "Quantos filhos Natalina teve?" - Discurso e representatividade."

Prof.ª Liliane Rodrigues de Araújo (UEG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/6293891250604717
"Folia de Santos Reis: devoção e tradição popular da comunidade quilombola do São Félix, em Matrinchã-Goiás." 

▷ 03 de dezembro (Sábado).
7h30min. UnU/Jussara.

Simpósios Temáticos - Comunicação oral.

□ Simpósio Temático I - Educação Histórica e Diversidade.
Coordenadores:
Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC – GO).
CV: http://lattes.cnpq.br/3686914890100830
Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/ UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/1642049390572022
Profª. Ma. Lusa de Lara Honório Lopes (UEG).
CV: http://lattes.cnpq.br/8299406741039176

RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal e no tema da diversidade. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam desses conceitos, categoria afins e pressupostos constituidores da problemática do evento.

Referências:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

Comunicadores:
Divina Maria dos Santos Ferreira - A MÚSICA “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fábio Augusto Rodrigues Ferreira - UM ESTUDO QUEER QUE BUSCA A SIGNIFICAÇÃO DA FAMÍLIA HOMOAFETIVA NO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Jéssica Silva de Oliveira - CAPOEIRA: instrumento de renovação social, cultural e educativa
Jéssika Aparecida Santos Ferreira - O ENFRETAMENTO DO PATRIARCALISMO E A IDENTIDADE FEMININA EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA”
Letícia Dállya Caldas Lessa - A CAPOEIRA NA ESCOLA: DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO
Renata Herwig de Moraes Souza
Thawane Gonçalves Sena - A CAPOEIRA COMO DIVERSIDADE NA ESCOLA
Wilson de Sousa Gomes - A CAPOEIRA NOS ESPAÇOS INTELECTUAIS

□ Simpósio Temático II - Educação e Prática Docente.
Coordenadores:
Profª. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG/ SEDUCE).
CV: http://lattes.cnpq.br/3472763791964084
Profª. Ma. Warlete Cristina de Oliveira (UEG/ UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/2463439334104211
Profª. Kelen Cristina de Lima (UEG).
CV: http://lattes.cnpq.br/9968184755601984

Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes.

Referências:
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian Bacich. NETO, Adolfo Tanzi. TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
SANTOS, Sebastião Pereira dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação profissional. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Comunicadores:
Larissa Gomes Ferreira
Márcio Paulo de Souza Cruz - PROJETO AFRO-INDÍGENA – CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL DOM BOSCO
Nayure de Paula Corrêia - LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Sadrack Oliveira Alves - AS NOÇÕES DE MERITOCRACIA E O DIREITO À LITERATURA: UM DEBATE A PARTIR DO USO DE "TORTO ARADO" EM SALA DE AULA
Vanessa Helen Nunes Souza - A REPRESENTATIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL: RELFEXÕES ACERCA DA OBRA BETINA, DE NILMA LINO GOMES
Vitor Honório da Silva - GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVO
Warlete Cristina de Oliveira - ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES AUTORAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Yasmim Alves da Silva - ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: INDAGAÇÕES E PERSPECTIVAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DO RESUMO E PARTICIPAÇÃO NO SIMPÓSIO TEMÁTICO

1. Os trabalhos devem ser escritos em português.
2. O resumo deve conter:
2.1. O título em caixa alta, centralizado e em negrito.
2.2. O nome do(s) autor(es) abaixo do título, alinhado à direita, contendo formatação, instituição e e-mail.
2.3. Indicação do Seminário Temático.
2.4. O resumo com um único parágrafo entre 150 e 250 palavras.
2.5. Palavras-chave entre três e cinco.
2.6. Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço simples entre linhas.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO EM SIMPÓSIO TEMÁTICO

1. Todos os apresentadores deverão estar presentes na sala de aula com 10 minutos de antecedência.
2. Cada apresentador terá 10 minutos de exposição e posteriores arguições – o/a mediador/a definirá a ordem das arguições.
3. Recomenda-se que as apresentações sejam feitas em forma de slides.
4. Se o trabalho for em dupla e um dos componentes não puder estar presente, apenas a pessoa que apresentar receberá certificado.
5. O/A participante é responsável por apresentar seu material, não podendo haver interferência do/da mediador/a.
6. A comissão organizadora não se responsabiliza pela falha de conexão, equipamento e outros, dos/das participantes. Caso o/a participante não consiga estar presente durante o Simpósio Temático para a realização da comunicação oral, não receberá o certificado.
Todo e qualquer caso além do exposto neste projeto será resolvido pela Comissão Organizadora.

INSCRIÇÕES

As incrições são gratuitas. Devem ser feitas pelo formulário disponível em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1TlCcMSm3bA8k0Ck2xKVrobCKRLFIpIoS7vozQtEKuD5jYA/viewform?usp=sf_link

DATAS IMPORTANTES

Período de inscrição:
1. Como ouvinte: 16/11/2022 a 28/11/2022.
2. Como comunicador(a): 16/11/2022 a 26/11/2022.

REFERÊNCIAS 

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

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