
Estudantes do curso de Direito da Unidade Universitária de Pires do Rio da UEG realizaram, no último dia 6 de novembro, uma visita técnica ao Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), em Goiânia. A atividade foi coordenada pela professora Lorena Moreira e teve como objetivo aproximar os estudantes das práticas jurídicas e institucionais que compõem a atuação do órgão.
Durante a visita, o grupo foi recebido pela procuradora-chefe do MPT-GO, Milena Costa, que apresentou as principais atribuições e áreas de atuação da instituição, além de explicar o fluxo das denúncias trabalhistas, desde o recebimento até o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ou o ajuizamento de ações civis públicas na Justiça do Trabalho.
A experiência também proporcionou aos estudantes uma compreensão mais ampla sobre como o MPT investiga casos e promove ações voltadas à defesa dos direitos coletivos trabalhistas, com destaque para temas como pejotização (Tema 1389 em julgamento no Supremo Tribunal Federal), combate ao trabalho escravo contemporâneo e promoção de relações laborais justas e seguras.
Ao final da atividade, os participantes tiveram um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas com a procuradora-chefe, fortalecendo a formação prática, ética e cidadã de futuros profissionais do Direito.
(Comunicação Setorial|UEG)