O Subprojeto: “Leitura literária como prática pedagógica de literacia no processo de alfabetização” iniciou em outubro de 2020 e finaliza em março de 2022 suas atividades. O subprojeto foi coordenado pela professora Carolina do Carmo Castro e desenvolvido na Escola Municipalizada Modestina Fonseca com a supervisão da professora Divina Aparecida Modesto.
Nesse período as bolsistas do PIBID participaram de reuniões semanais, onde foram realizados estudos de artigos e livros relacionados a temática da alfabetização, visto que as práticas desenvolvidas pelo Subprojeto buscaram promover atividades lúdicas e diferenciadas para contribuir com a aprendizagem dos estudantes, como criação de jogos pedagógicos com o objetivo de auxiliar a alfabetização e a aprendizagem com os números. Tais produtos foram entregues na Escola Modestina Fonseca para que os alunos fossem beneficiados na perspectiva da literacia e numeracia.
As bolsistas também realizaram a pesquisa e seleção de gêneros textuais (músicas, parlendas, tirinhas, quadrinhos, contos receitas e poemas) para construção de uma biblioteca virtual via Drive que foi compartilhado no grupo de whatsapp da Escola Modestina Fonseca para que os alunos tivessem momentos de leitura deleite.
Em relação a criação de vídeos, as bolsistas escolheram um aplicativo gratuito sobre alfabetização e criaram um vídeo explicando aos pais da Escola Modestina Fonseca, como o aplicativo funciona e poderá auxiliar as crianças no aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática.
Percebemos o quanto o PIBID foi importante por meio do relato da bolsista Lília Cristina Silva Morais:
“As atividades e ações desenvolvidas contribuíram muito com a minha formação, pois me proporcionaram práticas de observação, leitura e debates, realização de exames diagnósticos, análise de dados e apresentação dos resultados das ações em que tive a possibilidade de confrontar teoria e prática através da aproximação com a realidade docente em ambos os momentos de forma remota e presencial”.