Entre os dias 12 e 14 de maio, o Brasil se reúne para discutir os principais desafios da educação pública durante o XXII Encontro Nacional da Anfope (Enanfope), evento de destaque promovido pela Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação (Anfope).
A cerimônia de abertura, que aconteceu no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (EFPH/PUC Goiás), em Goiânia, contou com a presença do reitor em exercício da Universidade Estadual de Goiás (UEG), prof. Raoni Ribeiro Guedes, que representou a instituição e destacou a importância do encontro para o fortalecimento da educação no país.
Durante sua fala, Raoni apresentou dados relevantes sobre a trajetória da UEG, ressaltando seu papel fundamental na formação de professores no estado de Goiás. Ele destacou a missão da universidade de promover a interiorização e democratização do ensino superior, ampliando o acesso à educação de qualidade em todas as regiões do estado.
O professor também abordou os desafios enfrentados na implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. Essas diretrizes, que abrangem cursos de licenciatura, formação pedagógica para graduados não licenciados e segunda licenciatura, trazem mudanças significativas, principalmente no estagio supervisionado e extensão, e vêm sendo debatidas por grupos de trabalho e Núcleos de Desenvolvimento de Ensino (NDEs) dos cursos de licenciatura da UEG.
O evento, que segue até o dia 14 de maio, reúne especialistas, professores e estudantes de todo o país para debater estratégias e soluções para os desafios da educação pública brasileira.
Para outras informações, acesse o link.