O professor Fernando Lemes, docente do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), lança na próxima segunda-feira, 12, seu novo livro "A primeira grande corrida do ouro no Ocidente e a invenção do campo político em Goiás (1707-1749)". A conferência de lançamento ocorrerá no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), em Goiânia, e contará com a presença de estudantes da graduação.
Na obra, o autor investiga as estruturas políticas e institucionais formadas nas primeiras décadas do século XVIII, durante a constituição das sociedades mineradoras na América portuguesa. O foco está na formação dos núcleos de povoamento em Goiás, no contexto da primeira grande corrida do ouro, analisando a emergência do campo político e os mecanismos de dominação articulados pela Coroa portuguesa.
A pesquisa também discute os processos de consolidação das formas de autoridade, os jogos de força entre os agentes coloniais e o papel das estratégias de governação de Lisboa na estruturação social da região. O estudo se insere nas discussões sobre a história política da colonização e sobre a dinâmica da ocupação territorial na região central do Brasil.
Sobre o professor
Fernando Lemes é doutor em História pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III. É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando no curso de História e no Programa de Pós-Graduação Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer). Integra a Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos (Reia).
Serviço - Lançamento do livro "A primeira grande corrida do ouro no Ocidente e a invenção do campo político em Goiás (1707-1749)"
Data: 12 de maio
Local: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) - R. 82, 455 - St. Sul, Goiânia (GO)
Participação: Aberta à comunidade acadêmica
(Comunicação Setorial|UEG)