O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab|UEG) completou, na última sexta-feira, 22, nove anos de existência e marcou a data com o retorno às suas origens: a Unidade Universitária Laranjeiras. Após dois anos em espaço no Setor Bueno, o laboratório volta para a unidade universitária onde foi criado, agora em instalações reformadas e ampliadas.
Vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da UEG e ao grupo de pesquisa Centro de Realização e Investigação Audiovisual (Cria/UEG/CNPq), o CriaLab|UEG reúne docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais externos em projetos de ensino, pesquisa e extensão no campo audiovisual. Como espaço multiusuário, o laboratório é aberto a propostas de diferentes áreas da universidade e da comunidade, consolidando-se como ambiente de experimentação e de desenvolvimento de ideias ligadas ao cinema e ao audiovisual.
Ao longo dos anos, o laboratório tem se destacado tanto pela formação de estudantes quanto pelo apoio a projetos acadêmicos e pela articulação com parceiros externos. Em 2023, por exemplo, foi firmado convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc|GO) para produção de conteúdos audiovisuais do programa Goiás Tec, que leva o ensino médio mediado por tecnologia a regiões de difícil acesso. Outras parcerias incluem ações conjuntas com a Secult|GO, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e o Museu Nacional dos Povos Indígenas, vinculado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O CriaLab|UEG também atua dentro da própria universidade, apoiando trabalhos de conclusão de curso em Cinema e Audiovisual, projetos de docentes de diferentes institutos acadêmicos e atividades de extensão. Além disso, o laboratório abriga a UEG TV e a Rádio UEG Educativa, responsáveis por veicular produções da comunidade acadêmica e conteúdos culturais e educativos.
Para o coordenador do CriaLab|UEG, prof. Marcelo Costa, a principal marca do espaço é a colaboração. "Nosso Laboratório tem se constituído enquanto espaço coletivo e multiusuário, construído por muitas mãos e mentes criativas. Em nove anos, o sonho e a utopia foram nossos faróis para chegar até aqui", afirmou.
A partir de 2025, o CriaLab|UEG passa a contar com quatro estúdios - TV, rádio, videocast e multiuso - e oito ilhas de edição voltadas para design gráfico, áudio e vídeo. A equipe é formada atualmente por 23 pessoas, entre servidores, bolsistas e docentes, que atuam tanto na produção dos veículos institucionais da UEG, quanto no apoio técnico a projetos, eventos e ações científicas, culturais e acadêmicas.
"Com a expansão do laboratório, tenho aprendido a lidar com diferentes formatos audiovisuais e a gerenciar processos diversos, o que me proporcionou uma visão ampla da área de produção", relata Barbara Valerim, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. "Aqui aplico conhecimentos das disciplinas, opero equipamentos e construo portfólio", afirma Alex Froés, estudante e editor de vídeo. "Cada dia traz um novo desafio, uma nova oportunidade de crescer", completa Josi Monteiro, produtora e membro da comunidade externa.
Com a reabertura do espaço na UnU Laranjeiras, o CriaLab|UEG projeta a ampliação de projetos, parcerias e produções que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Assista abaixo o vídeo produzido em comemoração aos 9 anos do laboratório.
(Comunicação Setorial|UEG)