O corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (PPGEO/UEG) marcou presença no XVI Encontro Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege), realizado entre os dias 21 e 26 de setembro, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em Macapá. Com o tema: Geografias em um mundo em crises, o encontro reuniu pesquisadores, professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, promovendo conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, trabalhos de campo e lançamentos de livros.
Ao todo, nove discentes do PPGEO/UEG apresentaram os resultados de suas pesquisas de mestrado em Grupos de Trabalho (GTs) e, além disso, participaram de atividades de campo, que evidenciaram a diversidade da formação socioespacial brasileira.
Os docentes também tiveram participação de destaque no evento. O professor Ricardo Júnior de Assis integrou a mesa: Dilemas atuais na produção, circulação e divulgação da ciência geográfica, ao lado das professoras Lorena Iza Pereira (UNESP) e Alexandrina Luz da Conceição (UFS). Já a professora Ana Carolina de Oliveira Marques contribuiu com a mesa sobre: Educação geográfica e políticas neoliberais, em diálogo com Rodrigo Coutinho Andrade (UFRRJ), Rogata Soares Del Gaudio (UFMG). O professor Vandervilson Alves Carneiro discutiu a Apropriação desigual da natureza e territórios de sociobiodiversidade, mesa que também contou com Sueli Ângelo Furlan (USP) e Mônica Cox de Britto Pereira (UFPE).
O evento contou com mais de 60 Grupos de Trabalho (GTs). Entre eles, o GT: Políticas Públicas e Campo-Cidade: Habitação, Mobilidade e Inclusão Racial e/ou Social que foi coordenado pelo professor Vinicius Polzin Druciak, em parceria com os professores Edmilson Mota (UFF) e Jaqueline Vercezi (UEL).
A professora Lorranne Gomes apresentou os resultados de sua pesquisa sobre Povos indígenas do Cerrado brasileiro: pesquisa-ação, desenvolvimento territorial, ambiental e sociocultural sustentável, no GT Geografia, Povos Indígenas e Questão Agrária. Já a professora Tathiana Salgado contribuiu com os debates no GT de Geografia Econômica e Economia Política do Território, além de integrar o Fórum de Coordenadores, o Fórum de Editores e reunião com a coordenação de área da Capes, voltadas à avaliação da pós-graduação em Geografia.
O XVI Enanpege foi como um espaço de reflexão e atualização teórica e metodológica. Para o PPGEO/UEG, foi um momento marcado pela diversidade de participações, pelo fortalecimento do diálogo acadêmico e pela oportunidade de intercâmbio com diferentes instituições brasileiras.
A coordenação do PPGEO/UEG agradece o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UEG, que possibilitou a participação de parte dos discentes inscritos no evento.