Semana dos Povos Indígenas

Data do evento: 11/04/2024 - 19/04/2024

Autodeterminação dos povos originários no Brasil: desafios atuais e futuros

A Universidade Estadual de Goiás, por meio do curso de História do Câmpus Sudoeste - Quirinópolis e dos programas de pós-graduação PPGEO e Teccer, participa, entre os dias 11 e 19 de abril, da Semana dos Povos Indígenas, que este ano traz o tema "Autodeterminação dos povos originários no Brasil: desafios atuais e futuros".

A organização do evento, que será realizado em formato híbrido, é uma parceria das universidades Pontifícia Universidade Católica (PUC); Universidade Estadual de Goiás (UEG); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal de Catalão (UFCAT); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); e (Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e conta com o apoio de órgãos públicos, o Conselho Indígena Missionário (Cimi) e movimentos sociais.

A programação vai contar com mesas de debate e apresentação de comunicações orais e de relatos de experiência do curso História e Cultura Indígena de forma on-line, transmitidos canal da PUC TV no YouTube, e atividades presenciais nas cidades das instituições parceiras. A UEG terá programação presencial nas cidades de Anápolis e Quirinópolis abrangendo o público do ensino superior e do ensino básico.

Em Anápolis, a atividade presencial ocorrerá no dia 11, às 9h, com a palestra "Da invisibilidade ao protagonismo - história e presencialidade indígena", na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas Professor Nelson Abreu Júnior.

Em Quirinópolis, a atividade presencial será durante todo o dia 16 com o Cine Debate/Mostra Dom Tomás Balduino de Cinema Indígena, no Teatro Municipal - Palácio da Cultura Sodino Vieira de Carvalho.

A pré-inscrição para o evento pode ser feita no aqui. Haverá emissão de certificados aos inscritos com trabalhos de comunicações orais e aos ouvintes.

A programação completa com os links de acesso às atividades podem ser consultados em http://congressos.pucgoias.edu.br/.