2º Congresso Internacional de Educação

Data do evento: 29/03/2023 - 31/03/2023

As inscrições estão abertas para o Congresso, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de março.

O curso de Pedagogia do Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sediado em Uruaçu, promoverá, entre os dias 29 e 31 de março, o II Congresso Internacional de Educação.

Com o tema “Perspectivas críticas e transgressivas", o Congresso pretende abrir um espaço de discussão e promover o diálogo crítico sobre educação a partir da análise de temas ligados a práticas educacionais decoloniais que visem à formação de cidadãos mais conscientes e críticos em relação ao contexto social contemporâneo. Objetiva ainda que os cidadãos contribuam para a construção de uma sociedade com mais equidade e justiça social.

De acordo com os organizadores, os temas abordados são de grande relevância para toda a comunidade acadêmica e se farão presentes nas conferências, mesas redondas e grupos de trabalho. Nessa edição, a temática sobre Educação em Direitos Humanos ganha destaque, visto que o Câmpus Norte tem desenvolvido um projeto de extensão cujo objetivo é implantar o Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos – (PMEDH) no município de Uruaçu. Desse modo, o evento se constitui em um espaço de fomento de ideias e boas práticas em educação que valoriza os sujeitos em suas identidades culturais, religiosas, étnico-raciais e de gênero.

Para se inscrever como ouvinte, basta acessar este link

Já para apresentações nos simpósios temáticos, os interessados devem acessar e enviar os trabalhos no link do simpósio desejado.

A conferência de abertura contará com duas palestras no dia 29, às 19 horas. A primeira, com o tema "O papel da Universidade na promoção e formação em/para Direitos Humanos", será ministrada pela professora Dra. Ana Cláudia dos Santos Rocha, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A professora Dra. Jaquelina Santana Queiroz vai ministrar a segunda palestra, com o tema "Literatura quilombola como instrumento de combate ao racismo e construção do letramento cultural: reflexões sobre educação patrimonial em um novo cenário político".

Trabalhos

Para submissão dos resumos, o participante, na modalidade "apresentação de trabalhos em comunicação oral" deverá preencher o formulário de inscrição, preencher os campos com o título do trabalho, nome dos coautores (se houver) e a sigla da instituição de ensino a que se vincula.

O texto do resumo, para qualquer modalidade de participação, deverá ser apresentado no formulário de inscrição. Deverá ter no mínimo 250 e no máximo de 300 palavras. Deverá conter, pelo menos, objetivos e quadro teórico e metodológico do trabalho. O campo "Palavras-chave" deverá conter no máximo 5 palavras separadas por ponto final. O prazo para submissão de trabalhos será até dia 18 de março.

Serão aceitos trabalhos com até três autores/coautores. Todos os autores deverão estar devidamente inscritos no Congresso. Os inscritos poderão apresentar até dois trabalhos, um como autor e um como coautor.

29/3/2023 - Quarta-feira, 19h às 22h

CONFERÊNCIA DE ABERTURA - Ao vivo no YouTube (link em breve)

• 1 Tema: O papel da Universidade na promoção e formação em/para Direitos Humanos
    Palestrante: Profa. Dra. Ana Cláudia dos Santos Rocha (professora da UFMS e membro da Rede latino-americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos)