Mesa-Redonda "Práticas Agrícolas Sustentáveis"

Data do evento: 12/05/2022 - 12/05/2022

Assuntos relevantes acerca da produção agroecológica

A Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizará no dia 12 de maio a mesa-redonda "Práticas Agrícolas Sustentáveis" como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Recursos naturais, sustentabilidade e sistemas produtivos integrados do curso de Especialização em "Gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias".

O evento discutirá assuntos relevantes acerca da produção agroecológica e o manejo da adubação nitrogenada para cultura do arroz, dentro do contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no agronegócio.

Participam da mesa-redonda a pesquisadora da Embrapa, Dr.ª Melissa Ananias Soler da Silva, que vai falar sobre "Manejo de fertilidade do solo e adubação para a cultura do arroz"; e o prof. Dr. Marcos Antônio Machado Mesquita, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que vai abordar "Práticas agrícolas em sistemas agroecológicos". A mediação ficará pr conta da prof.ª Dr.ª Adriana Rodolfo da Costa, docente da UEG.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online

A mesa redonda ocorrerá às 19h pelo Link.

Participantes receberão certificado, mediante confirmação da presença, via preenchimento de formulário online, que será disponibilizado no chat ao final da atividade.

Sobre os convidados

Melissa Ananias Soler da Silva - É pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás. Tem experiência no manejo de solos tropicais de várzea, em manejo e conservação de solos com uso agronômico de biomassa pirolisada e eficiência no uso de nitrogênio. Já trabalhou com tecnologias de sequestro de carbono em sistemas integrados de produção agrícola no Cerrado brasileiro, fortalecendo a cadeia produtiva da macaúba na região Nordeste do Brasil

Marcos Antônio Machado Mesquita - Graduado em Agronomia (UFG); Mestre em Agronomia na área de concentração de Produção Vegetal (UFG); Doutor em Agronomia na área de concentração de Solo e Água (UFG). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do (IFPE). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição de Plantas.

Adriana Rodolfo da Costa - Graduada em Agronomia (UFG); Mestre em Agronomia (UFG); e Doutora em Agronomia (UnB). É docente da UEG, UnU Santa Helena de Goiás. Tem experiência na área de Ciência do Solo atuando principalmente nos temas: gases de efeito estufa, matéria orgânica do solo, atributos microbiológicos, agregação do solo e indicadores de qualidade do solo.

(Comunicação Setorial|UEG)